Dia das crianças, na cozinha!
Por Rita Lobo - 07 de outubro de 2012
Você se lembra da primeira receita que aprendeu a fazer? Pão de ló foi a minha. Ou melhor, rocambole — que nada mais é que um pão de ló enrolado com recheio. Como tantas outras, essa também era uma receita da minha avó Rita. O truque dela era colocar fécula de batata para deixar a massa mais leve. Mas, naquela época, as batedeiras não eram tão potentes como as de hoje.
Eu era meninota e adorava assar um bolinho no fim de semana para os meus pais. O recheio variava. Meu pai gostava de geleia de laranja, minha mãe, de frutas vermelhas e eu e meus irmãos gostávamos mesmo de brigadeiro branco ou de doce de leite.
Milhões de anos depois — parece que isso aconteceu há tanto tempo — minha filha está encantada com rocambole. E tudo é motivo: aniversário da professora, véspera de feriado, está frio, está calor... As amiguinhas logo pediram a receita. Claro que eu poderia mandar o link aqui do site. Mas achei mais simpático escrever especialmente para elas. E mudei o nome para Rocambole da Dora. A receita era da minha avó, passou para mim, e agora já é da minha filhota. Virou receita que passa de geração para geração.
Muita, mas muita gente tem dificuldade de fazer pão de ló. Talvez porque a massa não leve fermento. Ela é, mesmo, uma preparação delicada e cheia de regrinhas. Uma vez que você entende os processos, porém, fica fácil. Por isso, o programa está imperdível. Por mais que a receita escrita seja bem explicada, vendo o preparo fica mais fácil de aprender, especialmente para quem não tem muita experiência na cozinha.
Como faço rocambole desde menina, tive bastante tempo para aprimorar a técnica. É por isso que tenho certeza que, com a minha receita, todo mundo consegue fazer: até criança!
Se você quiser aproveitar e transformar o preparo do rocambole em programação para o dia 12, faço apenas uma sugestão: deixe o doce de leite de panela de pressão pronto no dia anterior — isto é, se você não quiser rechear com geleia!
Assim não tem perigo de a lata espirrar. O único cuidado é não abrir ela quente. E também não gosto muito de deixar panela no fogo quando as crianças estão na cozinha.
Especialmente para o blog, além das receitas de rocambole de geleia e de doce de leite na panela de pressão (escolha o recheio!), fiz uma seleção de receitas que considero boas para cozinhar com as crianças. Talvez não todas as etapas do preparo... Mas fazer o bolinho do hambúrguer toda criança pode. Escolha as suas favoritas, faça a lista de compras e mão na massa!
Receitas doces para fazer com a criançada
Rocambole com geleia de framboesa
Doce de leite de panela de pressão
Bolo de copinho (de micro-ondas)
Biscoito 1,2,3
Brownie da Maguy
Bolo integral de banana com aveia
Crocante de banana e chocolate branco
Glacê festivo para bolo
Merengue italiano (marshmallow)
Brigadeiro
Pancakes
Fondue de chocolate com frutas
Receitas salgadas
Grissini
Pão integral com nozes
Piadina com salada caprese
Bruschetta no copo
Maionese
Espaguete com tomate cereja e manjericão
Mac’n’cheese
Mini pizza
Salada italiana de pão
Sanduíche de atum
Sanduiche de ovo
Frango com geleia e maçãs
Almôndegas
Cheeseburguer
Quibe assado do Arábia