Caldo caseiro: prepare o seu
Por Redação Panelinha - 01 de março de 2024
Quando a gente fala em caldo de carne industrializado, qual é a primeira palavra que vem à sua cabeça? "Comida de mentira", certo? Certo.
Os cubinhos não são feitos exatamente com comida. Têm muito sal, açúcar, gordura, realçadores de sabor e conservantes.
E não faz diferença se ele está na prateleira em pó, em cubinhos ou em potes. É tudo ultraprocessado.
Fácil e rápido
Muita gente desiste de fazer o próprio caldo de carne porque acha que ele é difícil e demorado. Começa a ler a receita e quando chega na segunda linha (1 kg de ossos de boi), não segue em frente.
Mas dá para ser mais fácil e rápido (tem versão a jato) e prático (pode fazer a mais e congelar).
Mas eliminar esse tipo de produto da sua lista de compras não significa comer comida sem graça, nem ter muito trabalho toda vez que decidir preparar uma receita que leve caldo.
Ele é feito com músculo e leva 20 minutos para ficar pronto na panela de pressão. Como é de cozimento rápido, você pode aproveitar a carne em outros preparos (desfie, refogue e tempere e pronto).
Você pode usar esse caldo na carne com homus ou no pastel de carne assado.
Prefere caldo de frango? É bem fácil de preparar. Mas neste caso não tem como reproveitar a carne depois (com o cozimento longo, todo o gosto do frango vai para o caldo).
É ótimo para usar em receitas como coxinha de frango e cuscuz paulista de frango.
Caldo de legumes? Facílimo e rápido de preparar.
Ele dá mais sabor a risotos, ensopados, sopas e molhos como o risoto primavera, sopa de ervilha com hortelã e pipoca e dá um tchans também nas almôndegas de pão com frango e ervas.
Esta receita transforma em ingrediente as aparas, as cascas e os talos que você descartaria sem pensar muito. Olha que maravilha: você vai congelando tudo ao longo do mês e rapidinho prepara um caldo perfeito
Já as cabeças e cascas do camarão são o que dá sabor ao caldo de camarão.
Depois é só preparar um risoto de camarão ou um bobó de camarão.
Veja aqui outras ideias de caldos e sugestões de receitas para usar.
Mande pro freezer
Em uma tarde de fim de semana ou mesmo em uma noite de dia de semana dá para ir criando aos poucos um estoque de cubinhos de caldos congelados para dar aquela turbinada no sabor de risotos, sopas, purês e cozidos sem apelar para o cubinho industrializado.
Congele em forminhas de gelo e quando os cubinhos estiverem bem sólidos, passe para um saco plástico com data de produção (eles duram até 3 meses).