Caldo de cordeiro
O osso da paleta de cordeiro rende um caldo saboroso. Ótimo para preparar sopas, risotos, ensopados e até hidratar cuscuz. É reaproveitamento esperto!
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 1 osso de paleta de cordeiro (cerca de 300 g)
- 1 tomate
- 1 cebola
- 1 cenoura
- 1 talo de salsão (com as folhas)
- 3 litros de água
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- 1 folha de alho-poró
- 2 talos de salsinha
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia
- 5 grãos de pimenta-do-reino
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 230 ºC (temperatura alta).
- Coloque o osso de cordeiro numa assadeira e pincele com 2 colheres (sopa) de azeite. Leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até ficar bem dourado. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
- Lave e seque o tomate e o salsão. Corte o tomate em quartos e descarte as sementes; corte o salsão em 4 pedaços e reserve as folhas. Descasque a cenoura e a cebola, corte a cebola em quartos e a cenoura em 4 pedaços.
- Junte as folhas do alho-poró, do salsão, de louro e os talos de salsinha. Amarre com um barbante de algodão para formar um buquê. Reserve.
- Leve uma panela grande (ou caldeirão) ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite restante e junte o tomate, a cebola, a cenoura e o salsão. Refogue por 5 minutos até dourar. Regue com o vinho aos poucos, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos - eles dão sabor extra ao caldo.
- Acrescente o osso da paleta, cubra com a água e deixe cozinhar em fogo alto. Assim que subirem as primeiras bolhas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 2 horas - evite a fervura vigorosa, que pode dissipar o sabor dos ingredientes, além de turvar o caldo.
- Após as 2 primeiras horas de cozimento, adicione o buquê de ervas, os grãos de pimenta-do-reino e os cravos. Deixe cozinhar por mais 2 horas - no total, o caldo leva 4 horas para ficar pronto. Durante este período você não precisa ficar colado no fogão: dê uma olhada a cada meia hora.
- Assim que estiver pronto, coe o caldo numa peneira sobre uma tigela grande e despreze os ingredientes. Deixe amornar antes de armazenar e utilize em sopas e risotos.
Como Armazenar
Transfira o caldo para potes de vidro com fechamento hermético e mantenha na geladeira por até 5 dias. Se preferir, distribua em forminhas de gelo e leve para o congelador. Quando firmar, coloque em sacos plásticos e conserve congelado por até 3 meses.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Mais de 2h
- Serve
- 2 litros