Essa é uma das sopas mais práticas que se pode fazer. As ervilhas frescas vão do congelador para a panela. E, na boca, a sopa parece que vai do fogo ao frescor – graças à hortelã (que ainda ajuda a dar aquela acalmada na fome). O resultado é esta maravilha verde, com cor e sabor de saúde. Para finalizar, no lugar dos croutons, um punhadinho de pipoca, que deixa a sopa original e ainda mais saborosa.
Coloque o óleo numa panelinha e leve ao fogo médio. Quando começar a aquecer, junte o milho para pipoca, misture e tampe a panela. Assim que parar de estourar, desligue.
Para a sopa
Ingredientes
600 g de ervilha congelada
1 litro de caldo caseiro de músculo, de galinha ou de legumes
½ xícara (chá) de hortelã fresca
4 talos de hortelã para decorar
4 talos de endro (dill)
4 talos de salsinha
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
azeite a gosto
Modo de preparo
Lave e seque bem as folhas e os ramos de hortelã, a salsinha e o endro. Rasgue com as mãos e coloque numa tigela. Prepare a pipoca.
Numa panela, coloque o caldo de sua preferência e a ervilha congelada. Leve ao fogo alto até ferver. Desligue e transfira para o liquidificador. Junte as folhas de hortelã e tempere com sal. Com ajuda de um pano de prato, segure bem firme a tampa do liquidificador (caso contrário, a força do vapor vai abrir a tampa e aí já viu...). Bata até ficar bem lisinha.
Volte a sopa batida para panela e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, desligue o fogo, experimente e acerte o sal.
Enquanto isso, na tigela com as ervas, misture cerca de 1 xícara (chá) de pipoca. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Com uma concha, coloque a sopa nos pratos, ou tigelas, regue com um fio de azeite e coloque um punhado de ervas e de pipoca. Sirva imediatamente.