#ReceitaDesafio: não sei fazer compras, Rita!
Por Rita Lobo - 30 de julho de 2023
Quem nunca ficou perdido na hora de fazer compras no mercado ou, pior, só na hora de cozinhar se deu conta que esqueceu de comprar os ovos? Ainda tem casos que, a cada refeição, a pessoa nota que tá faltando uma coisinha. Se você se identificou, o #ReceitaDesafio desta semana é pra você!
As compras não começam nos corredores do mercado ou nas barracas da feira, mas no planejamento da semana. E quando você planeja as refeições da semana, garante comida de verdade na mesa, sem gastos desnecessários. É só vantagens!
#RECEITADESAFIO: A CADA SEMANA, APRESENTO RECEITAS QUE SOLUCIONAM UM DILEMA NA COZINHA. NESTA SEMANA, O PAPO É COM QUEM NÃO SABE FAZER COMPRAS.
#ReceitaDesafio da semana
As receitas da semana são pensadas pra ajudar você a montar uma lista de compras bem esperta. Tem preparações pro dia da feira e até pra quando precisar recorrer à despensa salva-jantar.
Veja o vídeo
Como o peixe tem que estar fresquíssimo, escolha essa receita pro dia das compras. Se vai ser entrada ou prato principal, é com você!
As batatas são cozidas e assadas com a casca, então ficam macias e amarelinhas por dentro; por fora, tostadinhas. É o acompanhamento perfeito pro ceviche e também faz bonito no pê-efe do dia a dia.
Se sua geladeira tá vazia, o jantar é patrocínio da despensa com essa receita. O grão-de-bico em lata vira um molho cremoso, perfumado com alecrim, pimenta calabresa seca e raspas de limão.
Fica, tem sobremesa!
Fruta é sobremesa, sim! Hoje, vamos transformar o morango em compota pra prolongar a vida útil dele.
Morango, limão e pimenta-do-reino. Pode reunir esse trio que dá supercerto! Dá pra servir a compota fria ou quente, com iogurte, bolo, sorvete... Depois que esfriar completamente, manda pra geladeira. Ela dura até uma semana num pote com fechamento hermético.
Aliados na cozinha!
Tem maior aliado na cozinha do que uma despensa bem equipada? Listei os principais itens que não podem faltar na sua cozinha pra você não ter que ir às compras a cada vez que decidir fazer uma receita.
Azeites e óleos: pra cozinhar, opte por azeite que não seja o extra-virgem. É bom ter um óleo vegetal em casa, já que pra bolos é indispensável.
Especiarias: capricha nesta lista porque esses pozinhos mágicos são temperos naturais e fazem toda a diferença. Canela, cúrcuma, gengibre em pó, noz-moscada, páprica… A pimenta-do-reino também entra e, dela, é sempre melhor ter a opção em grãos, moída na hora, porque o sabor e o aroma ficam mais preservados.
Arroz: além do branco, é legal variar com o integral e, pra quem gosta de fazer um risoto de vez em quando, ter um pouco de arbóreo é uma boa.
Leguminosas: da turma das leguminosas, além de feijão, é legal ter lentilha, que cozinha rapidinho e não precisa ficar de molho.
Veja uma seleção de receitas surpreendentes com os grãos
Massa seca: com pouquíssimos ingredientes, vira um jantar. Pode ser longa, como o espaguete e o linguine, ou curta, como penne, orecchiette e farfalle.
Dica extra
As ervas são aliadas na hora de dar um tchans nos preparos. E é fácil fazer com que os maços que vieram da feira se transformem em ervas secas que podem ficar armazenados na despensa.
Esse é um ótimo jeito de não deixar as folhinhas estragarem na geladeira. As ervas secas ficam ótimas sobre a pizza, o risoto ou o macarrão e também em marinadas ou misturadas ao sal, direto no moedor.
bem na foto!
Toda semana, além de solucionar um problema que pode afastar você da cozinha, também dou dicas pra garantir uma foto linda no movimento #ReceitaDesafio! Afinal, se até a gente se arruma e escolhe o melhor ângulo pra sair na foto, por que é que as comidas não merecem um cuidado parecido?
Quando for servir o prato do macarrão com molho de grão-de-bico, você pode escolher duas maneiras de arrumar a massa no prato pra deixar a foto ainda mais bonita.
Na primeira (imagem da esquerda), você usa uma concha e um garfo pra formar um grande ninho. Uma outra possibilidade é rechear o prato com ninhos menores. Os dois jeitos são supercharmosos, escolha o seu preferido!
Servir o ceviche e as batatas separadamente é um jeito superlegal de compor a mesa, mas também tem uma função prática: como o ceviche tem caldo, o leite de tigre, tira a crocância da batata se ficar em contato. Servindo assim, não perde o melhor da textura de cada alimento.
Aposto que você já tá com a lista de compras na mão! Quero ver sua foto aparecendo no programa e nas minhas redes sociais. Pra participar, tudo que você precisa fazer é postar a foto da sua receita preferida com as hashtags #ReceitaDesafio e #CozinhaPráticaNoGNT. Se você publicar até a próxima QUARTA (2/8), sua foto pode aparecer no Cozinha Prática.
Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais. É só clicar abaixo:
No Instagram: @RitaLobo e @Panelinha_RitaLobo
No Facebook: RitaLobo e Panelinha
No Twitter: @RitaLobo e @Panelinha
No YouTube: @SitePanelinha