#ReceitaDesafio: não sei temperar, Rita!

#ReceitaDesafio: não sei temperar, Rita!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 18 de junho de 2023


Tem gente que diz que sabe cozinhar, mas não sabe temperar. É o seu caso? Acredite, você não está sozinho. A gente fez uma pesquisa com um pouco mais de 1000 pessoas... E sabe o que elas disseram? Que não sabiam temperar arroz, feijão e outras receitas básica do dia a dia. Pois a #ReceitaDesafio desta semana vai resolver esse problema!

comida de verdade fica ainda mais gostosa com os sabores das ervas e especiarias

a cada semana, apresento receitas pra ajudar você a solucionar um dilema na cozinha.

Se você usa temperos prontos, que são ultraprocessados, pra sua comida não ficar sem graça, essa semana vamos resolver esse problema. Você vai começar a aproveitar o sabor das ervas e especiarias.

#RECEITADESAFIO DA SEMANA

Pra ajudar você a explorar novos sabores, esta semana tem pê-efe completo e cheio de temperos naturais: feijão com refogado de pimentão, arroz com o aroma do louro, legumes assados com tomilho e um frango grelhado com páprica. É bem diferente de colocar um cubinho no feijão, um sachê no arroz e assim por diante.

E aí, pra participar deste grande movimento, você pode escolher uma dessas receitas ou preparar o cardápio completo. E depois é só postar nas redes sociais usando as hashtags #ReceitaDesafio e #CozinhaPráticaNoGNT. Se você publicar até QUARTA (21/6), ela pode aparecer no programa!

receita: pê-efe de filé de frango com legumes assados

Esse pê-efe é a combinação de todas as receitas da semana. Mas você pode preparar as receitas que quiser.

RECEITA: FILÉ DE FRANGO GRELHADO COM PÁPRICA

O segredo pro frango ficar bem suculento e saboroso é temperar o filé com antecedência. Com esta receita, você aprende a preparar uma marinada seca. Há outras formas de temperar, claro. Eu mesma adoro o soro mágico, ou uma marinada com iogurte, por exemplo. Mas escolhi essa técnica culinária porque é rápida e eficiente para o dia a dia. Vale também usar outras especiarias, como cúrcuma ou cominho.

RECEITA: ARROZ BRANCO SOLTINHO (4 PORÇÕES)

Pro arroz ficar mais saboroso e perfumado, o segredo é incluir uma folha de louro. Aí, pra garantir que fique soltinho depois, além de refogar a cebola, é preciso refogar também os grãos, ainda crus. Basta seguir a receita passo a passo! E pra variar os saborer vale também usar outros legumes aromáticos no refogado. Alho, gengibre, cenoura ou salsão são algumas opções.

Veja o vídeo:

dÊ MAIS COR E SABOR AO ARROZ DO DIA A DIA

Pra finalizar o arroz, e dar mais uma camadinha de sabor, inclua raspinhas de limão ou gergelim – ou misture uma boa porção de salsinha picada.

RECEITA: FEIJÃO-CARIOCA COM PIMENTÃO E PÁPRICA

O feijão é preparado em duas etapas: primeiro você cozinha e depois, tempera. E isso é ótimo porque dá pra variar bastante o sabores do feijão durante a semana. Nesta receita, me inspirei no refogado da minha avó Julia, que usava cebola, pimentão, alho e páprica. É um sabor marcante!

RECEITA: LEGUMES ASSADOS COM TOMILHO E COMINHO

Mais do que uma receita, esses legumes são uma fórmula. Dá pra combinar o que você tem na geladeira com ervas e especiarias variadas. Serve de acompanhamento pro pê-efe, pro risoto ou até como complemento pra um macarrão ao alho e óleo. Bom demais!


Todas essas preparações valem como #ReceitaDesafio, tá? Mas se eu fosse você, já preparava logo todas! Ah, não esquece que pra participar do movimento, você precisa tirar uma foto e postar nas redes sociais com as as hashtags #ReceitaDesafio e #CozinhaPráticaNoGNT.

pra sua foto aparecer no programa, precisa postar em um perfil aberto até a próxima quarta (21/6).


OPA, E TEM SOBREMESA!

Até o pé de moleque vai ganhar especiarias...

RECEITA: PÉ DE MOLEQUE COM SEMENTE DE COENTRO

O pé de moleque, que completa este cardápio, ganha o aroma cítrico e fresco da semente de coentro, que não tem nada a ver com as folhas de coentro... Você pode servir em pedaços grandes ou, se preferir, bata no pilão pra fazer uma farofinha crocante (ou praliné). Vai bem com pudins, tortas, sorvetes e fica perfeito com salada de frutas.

Temperos Naturais

Legumes aromáticos – alho e cebola são quase que indispensáveis na cozinha brasileira, mas também dá pra incluir no refogado salsão, alho-poró, pimentão ou gengibre picadinho. É uma ótima maneira de variar o sabor do arroz e do feijão de todo dia.

Ervas frescas – saber quais ervas gostam ou não de calor é fundamental para aproveitar ao máximo o sabor de cada uma. Alecrim, louro, orégano, sálvia e tomilho, por exemplo, são melhores depois que passam por algum método de cozimento. Podem entrar no refogado, no ensopado, vão pro forno... Elas gostam de calor! Já as mais delicadas, como salsinha, coentro, cebolinha, manjericão e hortelã são melhores cruas e, por isso, são melhores pra finalizar as preparações.

Especiarias – quando você pega gosto pela coisa, a cozinha fica lotada de potinhos coloridos. Cominho e a cúrcuma, muito usadas no Brasil, são consideradas especiarias terrosas. Já canela, cravo e noz-moscada estão no grupo das que aquecem o sabor dos preparos. O grupo das especiarias cítricas traz frescor sem acidez, por exemplo, o cardamomo, a semente de coentro e o gengibre em pó.

O outro segredo pra deixar a comida saborosa é temperar as etapas de cozimento, e não somente salgar o prato na hora de provar. A função do sal é combinar o sabor dos alimentos, por isso comida sem sal é sem graça.


BEM NA FOTO

E não é só na comida que as ervas e especiarias fazem toda diferença! Pra foto ficar bem linda, os temperos saem da receita e vão pra mesa.DA HORTA PRA MESA: AS ERVAS FICAM INCRÍVEIS NA DECORAÇÃO

Um microarranjo de ervas frescas é ao mesmo tempo simples e criativo.

MESA POSTA: A RAMA DE CANELA APOIA O TALHER

A rama de canela pode virar descanso de talher. VELAS DEIXAM A MESA E A FOTO AINDA MAIS BONITAS

Pra dar um brilho na mesa (e na foto), que tal incluir uma velinha? Aproveite que tem especiarias por aí e jogue um punhado de cravo no potinho – ele ainda perfuma o ambiente. Grãos de café também ficam incríveis com as velas.

Agora eu quero ver a sua foto da #ReceitaDesafio da semana, hein? Depois não esquece de postar nas redes sociais com as hashtags #ReceitaDesafio e #CozinhaPráticaNoGNT. Assim, você participa deste grande movimento pensado pra resolver os seus principais desafios na cozinha.


Sua foto pode aparecer no meu programa e também nas redes sociais. Se ainda não me acompanha nas redes, é só clicar abaixo:

No Instagram: @RitaLobo e @Panelinha_RitaLobo

No Facebook: Rita Lobo e Panelinha

No Twitter: @RitaLobo e @Panelinha

No YouTube: @SitePanelinha