Espaguete à carbonara
Clássico absoluto, carbonara leva só bacon, ovos, queijo parmesão e a água do cozimento para acertar o ponto. Ah, um pouquinho de vinho na hora de dourar o bacon faz diferença – dá um toque de acidez que equilibra o sabor. Siga com atenção o passo a passo para garantir um molho bem cremoso (e evitar a frustração de terminar com um prato de macarrão com ovo mexido).
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 200 g de macarrão espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
- ½ xícara (chá) de bacon em cubos (75 g)
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco
- 2 ovos
- 2 gemas
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Leve uma panela média com cerca de 3 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1½ colher (sopa) de sal, junte o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente, mexendo de vez em quando para que os fios não grudem um no outro.
- Enquanto o macarrão cozinha, separe os outros ingredientes. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela (lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas; você pode reservar as claras na geladeira ou no congelador para outras receitas). Junte o queijo parmesão e misture bem com um garfo.
- Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Adicione o bacon e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Abaixe o fogo, regue com o vinho branco, com cuidado para não espirrar, misture bem e desligue.
- Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento.
- Agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente, junte os ovos e misture bem — a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. Caso necessário, volte a frigideira ao fogo baixo e vá adicionando aos poucos a água do cozimento reservada, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar os ovos! Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto e telha de parmesão (opcional, veja a receita abaixo).
DICA EXTRA!
Se você é um cozinheiro de primeira viagem e ainda se sente um pouco inseguro para preparar esta receita, pode fazer uma temperagem dos ovos e gemas para garantir que não coagulem na frigideira.
No passo 5 da receita: adicione uma concha da água quente do cozimento do macarrão à mistura de ovos, gemas e parmesão e misture bem. Em seguida, junte essa mistura ao macarrão na frigideira.
Compre o que você precisa
Loja Panelinha
PARA A TELHA DE PARMESÃO
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
Modo de preparo
- Apoie uma colher de pau (ou de bambu) sobre uma tigela média — o cabo da colher vai servir de molde para as telhas.
- Leve uma frigideira média antiaderente ao fogo médio. Com a mão, polvilhe o parmesão na frigideira formando 3 discos pequenos, um ao lado do outro — eles não precisam ficar perfeitos; se for necessário, ajuste as bordas com uma espátula de silicone.
- Deixe o parmesão derreter, sem mexer, por cerca de 5 minutos, até a base começar a dourar – o queijo vai borbulhar formando 3 plaquinhas. Desligue o fogo.
- Com a espátula de silicone, retire um disco de parmesão de cada vez da frigideira e apoie ainda quente sobre o cabo da colher de pau — assim os discos ficam curvados, no formato de uma telha. Deixe a telha esfriar e endurecer antes de servir ou armazenar.
OBS.: as telhas podem ser armazenadas num pote com fechamento hermético por até 3 dias.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 2 porções