Espaguete à carbonara

Espaguete à carbonara

Clássico absoluto, carbonara leva só bacon, ovos, queijo parmesão e a água do cozimento para acertar o ponto. Ah, um pouquinho de vinho na hora de dourar o bacon faz diferença – dá um toque de acidez que equilibra o sabor. Siga com atenção o passo a passo para garantir um molho bem cremoso (e evitar a frustração de terminar com um prato de macarrão com ovo mexido).

Compartilhe
Ingredientes
  • 200 g de macarrão espaguete (ou outra massa longa de grano duro)
  • ½ xícara (chá) de bacon em cubos (75 g)
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco
  • 2 ovos
  • 2 gemas
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Leve uma panela média com cerca de 3 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1½ colher (sopa) de sal, junte o macarrão e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem, ou até ficar al dente, mexendo de vez em quando para que os fios não grudem um no outro.
Continua após patrocínio
  1. Enquanto o macarrão cozinha, separe os outros ingredientes. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela (lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas; você pode reservar as claras na geladeira ou no congelador para outras receitas). Junte o queijo parmesão e misture bem com um garfo.
  2. Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Adicione o bacon e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Abaixe o fogo, regue com o vinho branco, com cuidado para não espirrar, misture bem e desligue.
  3. Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento.
  4. Agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente, junte os ovos e misture bem — a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. Caso necessário, volte a frigideira ao fogo baixo e vá adicionando aos poucos a água do cozimento reservada, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar os ovos! Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto e telha de parmesão (opcional, veja a receita abaixo).
DICA EXTRA!

Se você é um cozinheiro de primeira viagem e ainda se sente um pouco inseguro para preparar esta receita, pode fazer uma temperagem dos ovos e gemas para garantir que não coagulem na frigideira.
No passo 5 da receita: adicione uma concha da água quente do cozimento do macarrão à mistura de ovos, gemas e parmesão e misture bem. Em seguida, junte essa mistura ao macarrão na frigideira.

PARA A TELHA DE PARMESÃO

Ingredientes
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
Modo de preparo
  1. Apoie uma colher de pau (ou de bambu) sobre uma tigela média — o cabo da colher vai servir de molde para as telhas.
  1. Leve uma frigideira média antiaderente ao fogo médio. Com a mão, polvilhe o parmesão na frigideira formando 3 discos pequenos, um ao lado do outro — eles não precisam ficar perfeitos; se for necessário, ajuste as bordas com uma espátula de silicone.
  2. Deixe o parmesão derreter, sem mexer, por cerca de 5 minutos, até a base começar a dourar – o queijo vai borbulhar formando 3 plaquinhas. Desligue o fogo.
  3. Com a espátula de silicone, retire um disco de parmesão de cada vez da frigideira e apoie ainda quente sobre o cabo da colher de pau — assim os discos ficam curvados, no formato de uma telha. Deixe a telha esfriar e endurecer antes de servir ou armazenar.

OBS.: as telhas podem ser armazenadas num pote com fechamento hermético por até 3 dias.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
Até 2 porções