A busca pelo acompanhamento perfeito chega ao fim depois que você experimenta esta receita de batata-doce ao murro. As batatas são cozidas e assadas com a casca, então ficam macias e amarelinhas por dentro; por fora, tostadinhas. Vai bem com ceviche, mas também é perfeita para variar o acompanhamento do pê-efe do dia a dia.
Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Retire as pontas e corte as batatas, no sentido da largura, em rodelas de cerca de 4 cm (caso as batatas estejam muito grossas, corte em rodelas de 3 cm).
Transfira as batatas para uma panela, cubra com água, adicione ½ colher (chá) de sal e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos — as batatas devem estar bem macias, mas sem se desmanchar. Espete com um garfo para verificar o ponto.
Passe as batatas por um escorredor e deixe escorrer bem a água –– quanto mais sequinhas estiverem, mais douradas e crocantes ficarão ao assar.
Regue uma assadeira grande, de preferência antiaderente, com 1 colher (sopa) de azeite. Transfira as batatas para a assadeira, uma ao lado da outra e, com o lado da casca para cima. Com um amassador de batata, esmague delicadamente os pedaços na própria assadeira — dessa forma, as batatas ao murro ficam com parte da casca e da polpa para cima.
Regue as batatas com o azeite restante e tempere com sal e pimenta moídos na hora — o sal moído na hora, além de temperar, dá uma textura crocante à receita (se preferir, utilize sal refinado).
Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até que as batatas fiquem douradas por fora e macias no centro — na metade do tempo, vire com uma espátula para dourar por igual. Sirva a seguir.