Que tal variar o feijão?
Por Alimentação Saudável - 07 de abril de 2016
Calma, o feijão nosso de cada dia é supersaudável, pode continuar comendo. Mas variedade é uma grande aliada da alimentação saudável. Quando o governo britânico lançou a campanha "5 por dia", para aumentar o consumo diário de alimentos in natura, a principal dúvida que pintou foi: “Ok, posso comer 5 porções da minha fruta ou legume favorito?"
Pois é, poder, pode – é claro que é melhor comer cinco maçãs por dia do que cinco doses de comida ultraprocessada. Mas não é o ideal. Comer diferentes tipos de fruta, hortaliça e legume é muito melhor. Cada alimento tem uma combinação diferente de nutrientes.
O lance, no dia a dia, é criar mecanismos para aumentar a variedade de frutas e legumes. Um dos segredos é experimentar, testar novos pratos e ver o que funciona na sua rotina.
Vamos ao nosso querido feijão. Brasil afora, a variedade é imensa: carioquinha, preto, fradinho, feijão-de-corda, fava, branco… Não precisa ficar no de sempre. Isso sem falar que ele pode – e deve – ser substituído vez ou outra por seus "colegas" do grupo: grão-de-bico, lentilha, ervilha...
Veja só o que diz o Guia Alimentar para a População Brasileira:
"A alternância entre diferentes tipos de feijão e de outras leguminosas amplifica o aporte de nutrientes e, mais importante, traz novos sabores e diversidade para a alimentação."
Algumas pequenas mudanças de hábito ajudam na hora do vamos ver, ali no dia a dia.
Na hora de cozinhar o feijão, faça logo uma panela grande para congelar em pequenas porções.
Outra boa pedida é variar os preparos. Ninguém está falando para abandonar o nosso carioquinha bem caldoso. Mas feijões podem virar salada, sopa, pasta…
E vale comprar ervilha fresca congelada, grão-de-bico e feijão fradinho pré-cozidos (nesse caso, olho no rótulo: a variação de ingredientes entre marcas é grande e a regra é: escolha o que tiver menos ingredientes e menos nomes estranhos entre eles).
E, bom, toda mudança de hábito precisa de uma inspiração. E essa é a nossa especialidade. Dá uma olhada nessas listas de receitas!
Temos 31 receitas diferentes com feijão. Tem dip de feijão-branco, salada de bacalhau com feijão-fradinho, tutú de feijão…
Grão-de-bico é um supercuringa na cozinha. Vira homus a jato, salada e até petisco – nesse caso é assado, com especiarias!
Outro super aliado da comida saudável e expressa é a ervilha. A fresca, comprada congelada, vai direto pra panela. Veja aqui 17 receitas com ervilha! A lentilha também. Ela brilha nessa salada com ervas e especiarias, no arroz sírio com frango e cebola caramelizada e ganha um toque cítrico nessa sopa com limão.