Numa tigela grande, coloque a ervilha seca, cubra com 6 xícaras (chá) de água e deixe de molho por 4 horas.
Passado o tempo do demolho, escorra a água da ervilha. Descasque e pique fino a cebola.
Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione o bacon e deixe dourar por cerca de 4 minutos, mexendo de vez em quando. Com uma escumadeira, transfira o bacon para um prato e reserve. Atenção: não descarte a gordura do bacon, ela vai ser usada para refogar a cebola.
Abaixe o fogo, acrescente a cebola à gordura do bacon na panela e refogue por 3 minutos, até ficar transparente. Junte a ervilha, o louro e mexa bem por 1 minuto. Adicione o caldo, tempere com ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Aumente o fogo e deixe cozinhar até ferver.
Assim que ferver, abaixe o fogo novamente, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos ou até as ervilhas ficarem bem macias.
Desligue o fogo e descarte a folha de louro. Com cuidado transfira metade da sopa para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente da sopa ejete a tampa. Volte a sopa batida para a panela e repita com o restante.
Adicione o bacon à sopa batida e volte a panela ao fogo alto até ferver, mexendo de vez em quando para engrossar. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir com pipoca e croutons.