Numa tábua, corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento, sem descascar. Retire a casca de uma das metades e pique fino. Sem descascar a outra metade, espete os cravos-da-índia.
Lave, descasque e corte a cenoura em 3 partes. Lave também o talo de salsão, mantendo as folhas. Corte em 2 partes.
Na panela de pressão com capacidade para 4,5 litros, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picada fino e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa sempre.
Quando a cebola murchar e ficar transparente, junte o arroz e misture bem.
Regue com o vinho branco e mexa até secar.
Junte a água, a cenoura, o salsão, a cebola cravejada, o louro e tempere novamente com sal e pimenta-do-reino. Tampe a panela e aumente o fogo para alto.
Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos. Desligue imediatamente. Com um garfo, levante a válvula para retirar a pressão.
Leve uma panelinha com 1 xícara de água ao fogo alto.
Para a finalização
Ingredientes
1 xícara (chá) de ervilha congelada
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
20 folhas de hortelã
Modo de preparo
Assim que o vapor sair completamente, abra a tampa e pesque a cenoura, o salsão, a cebola cravejada, o louro e descarte.
Junte as ervilhas congeladas e volte a panela ao fogo alto. Mexa vigorosamente e, caso o risoto comece a secar, junte um pouco de água fervente e continue mexendo. Verifique o ponto do arroz: ele deve estar cremoso, mas com os grãos ainda resistentes à mordida. Se já estiver al dente, desligue o fogo e acrescente a manteiga, o queijo parmesão e a metade das folhas de hortelã. Misture bem e sirva imediatamente, salpicando mais folhas de hortelã no prato.