Bloco de quem se diverte na cozinha

Bloco  de quem se diverte na cozinha
Compartilhe

Por Rita Lobo - 25 de fevereiro de 2019


Ô abre-alas, que eu quero passar! Até quem não me conhece sabe que essa coroa não é de rainha da bateria. Coloquei minha fantasia de torta de limão para convidar a turma do bloco que se diverte na cozinha a programar a folia de #ReceitaPanelinha para o Carnaval.


Pode esquentar os mandolins e escalar o mestre-faca e a porta-peneira! Abram alas pra rainha da batedeira! Tudo é motivo para cozinhar com alegria. O cordão dos foliões-cozinheiros tem quatro dias bem longos para se divertir entre o fogão e a bancada. É ocasião perfeita para preparar aquelas receitas que não cabem no dia a dia.


Arancini + geleia de tomate com pimenta

No Carnaval ninguém é ninguém e tudo é permitido: até preparar risoto só para fazer arancini! Só não pode esquecer de preparar também essa geleia de tomate com pimenta. Ela é tipo glitter: o Carnaval acaba e ela continua lá (de tão boa que é, tenho certeza que vai virar clássico na sua casa). Olha que jeito ótimo de começar a folia. Esse pode ser o cardápio do happy hour da sexta-feira.


Rolinho de canela (e pizza)

No balancê, balancê, sove a massa de pizza para preparar rolinhos de canela, a versão sobremesa e perfumada da serpentina de carnaval. Ideal para os embalos do seriado durante a tarde. Se sobrar massa, pode chamar a turma e armar uma pizzada!


Beneditino, shaskshuka ou cocotte?

Tomar café da manhã sem pressa é a apoteose do feriado prolongado. São quatro dias de café da manhã sem correria. Dá para preparar todas as receitas mais deliciosas com ovos. Ovos beneditos, shakshuka, cocotte. Já experimentou o cuscuz nordestino com ovo pochê? É ocasião ideal para testar todos os métodos de preparar café. Prensa, coador ou italianinha? Com tempo extra, ninguém tem pressa e rola assar pão de queijo na hora, para caprichar na salada de frutas (Com nibs? Com paçoca de colher? Com farofinha de aveia? Com crocante de castanhas?). Dá para transformar o café da manhã em festinha e sapecar uma mimosa para começar a comemorar mais um dia de cozinhança!


Da compota ao chutney e do chutney à tortinha

Primeiro você prepara uma compota. Com a compota, prepara o chutney. E com o chutney, prepara essa tortinha de carne agridoce que é um absurdo de gostosa. Sirva com uma salada e um molho vinagrete tradicional no capricho. E uma taça de vinho. Jantar charmosíssmo para o alecrim e a colombina. Melhor ainda se o preparo for a quatro mãos, squindô, squindô-lelê.


Bolo musse de chocolate

Agora o papo é sério: já preparou esse bolo musse de chocolate do Panelinha? É um projeto: um preparo mais demorado e que exige paciência (o bolo precisa gelar antes de ser cortado). Não que vá tomar todos os dias do feriado, longe disso. E digo mais: vale cada minuto de investimento. Quesito cremosidade: nota dez.