Esse crocante é a diferença entre uma sobremesa qualquer e a sobremesa incrível, arrasadora, que deixa todo mundo embasbacado. Sirva com frutas, sorvete, bolo, iogurte. O segredo da receita está na combinação de especiarias e no café em pó.
⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
⅓ de xícara (chá) de sementes de girassol sem sal
1½ colher (sopa) de gergelim torrado
1 xícara (chá) de açúcar
½ colher (sopa) de óleo para untar
1 colher (chá) de canela em pó
2 bagas de cardamomo
1½ colher (chá) de café em pó
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Corte as pontas e abra as bagas de cardamomo ao meio. Transfira as sementes para um pilão e bata bem para moer. Pique grosseiramente as castanhas-de-caju.
Numa tigela, misture a castanha-de-caju, as sementes de girassol, o gergelim, a canela, o café e o cardamomo moído. Unte com óleo uma assadeira pequena.
Numa frigideira coloque o açúcar e leve ao fogo médio até derreter completamente e formar um caramelo dourado – mexa de vez em quando com uma espátula de silicone para não queimar e desfazer os cristais de açúcar.
Acrescente as castanhas e misture rapidamente para envolver com o caramelo. Desligue o fogo e despeje as castanhas carameladas na assadeira untada. Deixe em temperatura ambiente até endurecer e esfriar. Quebre em pedaços menores com as mãos ou, se quiser fazer uma farofa crocante, bata os pedaços no pilão.
Conserve o crocante de castanhas num pote com fechamento hermético por até 15 dias. Sirva com frutas, iogurte, sorvetes, musses ou bolos.