Tomate: molho, extrato, passata ou pelado?

Tomate: molho, extrato, passata ou pelado?
Compartilhe

Por Redação Panelinha - 29 de dezembro de 2023


Molho de tomate caseiro é uma delícia, a gente concorda. Mas nem sempre dá para preparar molho de tomate do zero sempre que ficar com vontade de comer macarronada.

Os molhos de tomate comprados prontos, já temperados, são produtos ultraprocessados, carregados de aditivos químicos e, pior ainda, com alto teor de sódio. Fazem mal para a saúde.

A boa notícia é que a indústria oferece atalhos incríveis para que o preparo do molho tomate caseiro seja mais rápido. Eles ajudam a resolver a cozinhança no dia de pressa sem incluir produtos ultraprocessados na sua alimentação.

A chave para saber o que comprar está na lista de ingredientes do rótulo: se tem tomate, água, sal ou açúcar, tudo bem. No caso dos produtos de tomate, também pode aparecer o "Regulador de acidez: ácido cítrico" (a substância está presente na composição da própria fruta).

Com os atalhos na manga e as receitas do Panelinha, dá para incluir molho de tomate no cardápio do dia a dia sem dificuldade.

VEJA ABAIXO QUAIS TIPOS DE MOLHO DE TOMATE ESCOLHER PARA SUAS RECEITAS
Molho de tomate pronto: ultraprocessado

É aquele que basta aquecer e despejar sobre o macarrão cozido, e é ultraprocessado (basta bater o olho na lista de ingredientes: tem muito mais do que tomate e cebola ali).

Extrato de tomate: comida de verdade

Aqui precisa ler a lista de ingredientes e tomar cuidado com as armadilhas. O extrato de tomate nada mais é do que o tomate cozido, apurado, com sal e açúcar. É um ingrediente culinário, pode ser usado em receitas e é um alimento processado, na classificação dos alimentos por grau de processamento. Agora cuidado com produtos tipo "extrato de tomate temperado com cebola e alho": nesses pode haver aditivos químicos, aí vira ultraprocessado. Então, olho na lista de ingredientes do rótulo.

Veja aqui receitas que levam extrato de tomate.

Passata de tomate: comida de verdade

É a polpa de tomate cozida, sem pele e sem sementes, com adição de sal. É um produto processado – pode fazer parte da alimentação, mas não deve ser a base dela. No geral vem batida, na forma de um purê. É um atalho para molhos de tomate, como o do espaguete com almôndegas.

Veja aqui outras receitas que levam passata de tomate.

Tomate pelado: comida de verdade

Ingredientes: tomate, suco de tomate e regulador de acidez. É um produto minimamente processado e está na categoria dos in natura e minimamente processados, os alimentos que devem ser a base da alimentação. A grande vantagem do tomate pelado é que ele leva minutos para se transformar em molho. É sério: olha essa receita de molho de tomate pelado. São minutos. É ingrediente esperto para ter na despensa e preparar shakshuka, ensopado de abobrinha, tagine rápida de legumes, macarrão à putanesca e um punhado de outras receitas pá-pum.

Veja mais receitas aqui.

Molho caseiro: comida de verdade

Você pode comprar tomates maduros (ou usar passata ou tomate pelado) e preparar um panelão de molho, porcionar e congelar. Aí no dia a dia é só descongelar e pronto! Não é um preparo difícil e se você seguir as dicas da Rita Lobo para congelar o molho (no saquinho, apoiado em uma assadeira) o seu congelador não vai ficar congestionado de molho de tomate.

CLIQUE AQUI PARA VER A RECEITA!
CLIQUE AQUI PARA VER A RECEITA!
Além de delicioso, este molho de tomate enche a cozinha de aromas.
NA PRÁTICA
Transição

Se estiver acostumado ao molho pronto, tire um tempinho para preparar um panelão de molho e congelar. Assim, na hora de usar molho de tomate, basta abrir a embalagem. Mas, com o tempo, conforme desenvolver habilidades culinárias, você vai conseguir preparar molhos rápidos com passata ou tomate pelado. E poderá usar os dois recursos dependendo do caso.

Preparo

Navegue pelas receitas de molho de tomate do Panelinha e encontre a que funciona para você. Tem molho rápido, rústico, para pizza...Aproveite e assista ao episódio Rita, Help! Molho de Tomate, em que a Rita responde às perguntas mais comuns sobre o tema.

Receitas

E aí, é só escolher a sua #ReceitaPanelinha preferida para usar a versão escolhida do seu molho de tomate.