Prato principal sem carne e com escala em Marrakesh. Para melhorar, é preparo rápido, daqueles que encaixam fácil em dia de semana. O jantar de hoje é em Marrocos, fechou?
Corte a couve-flor em floretes do tamanho de um bocado e o talo em pedaços pequenos, de 1 cm. Transfira para uma peneira e lave sob água corrente. Lave, seque e corte a abobrinha em cubos de 2 cm (para isso, corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento, corte cada metade em 3 tiras e as tiras em cubos de 2 cm). Descasque e corte a abóbora em cubos de 1 cm. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Regue com um fio de azeite, junte o alho, o cominho, a cúrcuma, as sementes de coentro, a folha de louro e a canela em rama. Mexa bem por 1 minuto para perfumar.
Junte o tomate pelado (com o líquido), misturando bem com o refogado. Regue com a água, tempere com 1 colher (chá) de sal e adicione a couve-flor, a abobrinha e abóbora.
Mantenha a panela em fogo médio e deixe cozinhar por 20 minutos, com a tampa entreaberta – os legumes vão liberar os próprios líquidos e diminuir de volume, formando um caldo saboroso. Mexa de vez em quando para que os legumes cozinhem por igual e para evitar que grudem no fundo da panela.
Passado os 20 minutos, desligue o fogo e misture o mel. Sirva a tagine com folhas de coentro a gosto. Fica uma delícia com cuscuz marroquino ou arroz branco.