Molho de tomate com almôndegas

Molho de tomate caseiro é imbatível: além de transformar qualquer macarrão em festa, ele enche a cozinha e a casa de aromas.
Se você quiser, pode preparar uma quantidade maior de molho de tomate de uma só vez para armazenar. Nesse caso, use 5 kg de tomate; 3 cebolas e 3 colheres (sopa) de azeite; prepare o molho numa panela maior. Atenção aos tempos de cozimento: a cebola precisa de cerca de 15 minutos no refogado, já o molho leva cerca de 1h30 para ficar encorpado.
Para armazenar, porcione o molho em potes de vidro higienizados e conserve na geladeira por até 5 dias.
Para conservar fora da geladeira, porcione o molho ainda quente em potes de vidro higienizados e tampe. Transfira os potes para uma panela sobre um pano de prato dobrado e cubra com água quente; deixe ferver por 30 minutos. Com cuidado, retire os vidros da panela com uma pinça e deixe esfriar sobre um pano de prato limpo — observe se houve a formação de vácuo pressionando a tampa com o indicador. Armazene num local seco por até 1 mês.
Se preferir, leve ao congelador e armazene por até 3 meses — lembre-se de não preencher o pote completamente para evitar que o vidro estoure ao congelar. Você pode também congelar em sacos próprios para alimentos.
Com o molho de tomate tradicional pronto, você pode fazer algumas versões: com aliche, com bacon e pimenta calabresa e com alho e manjericão.
Loja Panelinha