Soluções para o lanche
Por Rita Lobo - 24 de janeiro de 2020
Para muita gente, segunda-feira que vem é o dia da volta às aulas. É o recomeço da rotina da lancheira e também um bom momento para repensar o lanche, inclusive dos adultos. Quem passa o dia todo na rua, e tem o hábito de comer entre as refeições, ganha muito ao levar em conta o lanche na hora de planejar a alimentação da semana.
ESTE TEXTO FOI PUBLICADO ORIGINALMENTE NA MINHA NEWSLETTER (23/1). ASSINE AQUI
Se o seu radar está ligado para detectar os produtos ultraprocessados, já deve ter percebido como a imitação de comida está especialmente presente neste universo – é a barrinha de cereal, os pacotes de chips e salgadinhos, o achocolatado e os sucos de caixinha em porção individual, a bisnaguinha... Snack é praticamente sinônimo de ultraprocessados.
Para garantir um cardápio com comida de verdade em todas as refeições, você não precisa transformar a sua cozinha em padaria, de onde saem do forno pães, biscoitos e bolos diariamente! Os ultraprocessados, além de piorarem a alimentação, ainda atrapalham o entendimento sobre alimentação. Você não precisa substituir um salgadinho industrializado por outro feito em casa. Tem que mudar a lógica! E a hora do lanche é um ótimo momento para incluir mais alimentos in natura na dieta. Veja a seguir algumas sugestões para facilitar essa mudança.
1. Planejamento
Ao pensar o cardápio da semana para elaborar a lista de compras, inclua todas as refeições, inclusive o lanche. O primeiro passo é lembrar dos lanchinhos para ter os alimentos em casa. O segundo passo é aproveitar o preparo de um dia para a lancheira do dia seguinte. Por exemplo: vai ter homus no jantar? Prepare a mais para o sanduíche da lancheira.
2. Da feira para a lancheira
Por falta de hábito, muita gente esquece que os alimentos podem ir para a lancheira crus. E não apenas as frutas. Tomate cereja, rabanete, palitinho de cenoura, pepino, salsão e erva-doce são opções bem práticas e deliciosas. O segredo é colocar na rotina o dia da feira.
3. Frutas de todos os jeitos
A maçã foi e voltou na lancheira e não emplacou? Experimente fatiar e assar com especiarias. Parece um trabalhão? Não é: são 5 minutos no micro-ondas. O mesmo vale para a pera. Aí, é só mandar (ou levar!) com um pote de iogurte. Sucesso garantido.
4. Uma fornada de granola
Todo mundo sabe que castanha é lanche prático e esperto. Mas todo mundo também sabe que castanhas custam caro. Por isso granola é tão legal: a base é de aveia, vai um pouco de castanha para dar uma camada a mais, mas para o dia a dia, sai bem mais em conta. Você pode preparar a granola caseira no forno e armazenar, pode preparar a granola de frigideira e armazenar também. E pode ainda experimentar variações como a farofinha de aveia.
5. Use o congelador
Bolos congelam superbem. Você pode assar um bolo simples, como o de banana com aveia, fatiar e congelar. É só lembrar de tirar do congelador no dia anterior e pronto.
E visite o especial Lancheira do Panelinha. Lá você encontra todas as receitas que são a cara da hora do lanche, como pão de queijo, pastinhas para passar no pão, sanduíches e biscoitos. Boa volta às aulas!