Top 10: acompanhamentos
Por Rita Lobo - 16 de agosto de 2012
Eles são coadjuvantes nas refeições, mas muitas vezes disputam as atenções com o prato principal. Caso da galete de batata, par do hambúrguer do Cozinha Prática de logo mais, às 21h15, no GNT. No episódio, eu dou o passo a passo desse prato que faz a alegria da família inteira e ainda ensino a receita do molho de mostarda de Dijon para substituir o queijo e a maionese. Chiquérrimo!
A ideia foi criar uma versão mais saudável do hambúrguer e todos os seus complementos. Embora seja uma delícia saboreá-lo purinho, sei que tem gente que não abre mão de alguns extras. É por isso que em vez da batata frita, a eleita foi essa galete de batata. Sucesso garantido na mesa, ela é crocante, sequinha, e o melhor: é assada! É por isso que ela ganha o número 1 do top 10 desta semana. Seguem outros acompanhamentos perfeitos:
2. cuscuz marroquino com uva-passa
Leve e saboroso, ele pode até virar prato principal, mas vai superbem com peixes, como o salmão. Também é versátil. Você pode trocar a uva-passa por damasco, acrescentar tomatinhos, salsinha, coentro, amêndoas...
3. salada caprese clássica
Difícil quem não goste da combinação italianíssima de muçarela de búfala, tomate e manjericão. Ainda vai uma pimentinha-do-reino para realçar o sabor. Experimente com massas em geral e até como recheio para sanduíches.
4. salada de folhas verdes
Pode estar na mesa todos os dias! Para ter graça e sabor, o ideal é misturar vários tipos de folhas, como alface, agrião e rúcula, e levá-la à mesa bem sequinha. O molho pode ser o que a sua criatividade permitir. Essa saladinha é parceira da omelete, do sanduíche, do frango e das carnes em geral.
5. salada morna de alho-poró
´ Ideal para quem quer variar o jeito de servir salada. Essa de alho-poró fica uma delícia e é superfácil de fazer. A sugestão é servi-la com uma quiche de queijo de minas, mas com uma carnes também fica incrível.
6. batata rústica
Uma das receitas mais comentadas ultimamente no Panelinha, essas batatas assadas com alecrim e sal grosso podem acompanhar uma infinidade de pratos. E também servem de entrada e aperitivo.
7. repolho assado
Uma opção mais saudável do que o refogado, além de mais saborosa, pois o repolho leva uma pitadinha de queijo parmesão para ir ao forno. Perfeito para todos os tipos de carnes, aves e peixes.
8. repolho grelhado
Um pouco diferente do repolho assado, o grelhado preserva um pouco do aspecto cru, o que o deixa crocante na medida. Fica ótimo com carnes vermelhas, como a costelinha de porco. O visual do prato também é atraente. Faz mudar de ideia quem torce o nariz para o repolho.
9. arroz com salsinha
O arroz talvez seja o acompanhamento mais curinga de todos os tempos. Conhece algum prato que não se dê bem com ele? Ele entra na casa de todo mundo e é bem-vindo no almoço e no jantar. Também aceita vários ingredientes, como a salsinha, que torna o arroz mais saudável e perfumado.
10. salada de abobrinha com manjericão
Que combinação! Se você não dá nada pela abobrinha, experimente essa receita. Você vai ver o poder que ela tem. Essa salada funciona como uma entradinha leve e elegante e também acompanha bem grelhados em geral.
No Cozinha Prática de hoje, você também vê:
Vitrine: jarras cheias de estilo
Ingrediente-curinga: batatas
Truque culinário: água aromatizada
Utensílio indispensável: pincel de cozinha
Biblioteca: "O Homem Que Comeu de Tudo", de Jeffrey Steingarten, Editora Companhia das Letras
Trilha sonora:
Música: I Wish I Knew How It Would Feel To Be Free
Intérprete: Nina Simone
Música: Things Are Looking Up
Intérpretes: Ella Fitzgerald e Louis Armstrong
Música: Água de Beber
Intérprete: Tom Jobim
Música: Alright, Okay, You Win
Intérprete: Peggy Lee