Bem acompanhado
Por Rita Lobo - 11 de agosto de 2015
Ele é tido como um mero coadjuvante. Mas basta um olhar mais atento para descobrir que o acompanhamento pode dar o tom do jantar. Pense num frango assado como prato principal. Sirva com brócolis e ele vai muito bem numa refeição saudável do dia a dia. Mas olha lá a polenta fumegante chegando à mesa... Está pronto o almoço em família! Pois usemos o frango assado como exemplo. Afinal, ele é daquelas receitas ótimas de ter na manga... ops, na mesa! Com o acompanhamento certo, vai bem nas mais diversas ocasiões.
Veja aqui a receita básica de frango assado com molho de laranja
Almoço em família
Se tem algo que ninguém deveria questionar é que frango assado vai bem com polenta. Ela pode ser simples, apenas temperada com sal e um pouco de manteiga para dar uma textura mais aveludada. Essa polenta ainda combina o molho de laranja sugerido na receita do frango. Mas, se preferir, troque o molho: com pesto brasileiro, o frango com polenta ganha um certo frescor.
Outras opções de polenta:
Polenta crocante com milho verde
Refeição (semi) fit
Ok, a gente sabe que as nutricionistas andam indicando batata-doce para quem quer perder uns quilinhos. Ótimo. Mas a gente não abre mão de um molho saboroso, como o de laranja! Então, a sugestão para uma refeição mais, digamos, magra é o frango assado com purê de batata-doce.
Outras opções de acompanhamentos sem glúten:
Salada de berinjela frita
Canjiquinha cremosa com queijo meia-cura
Jantar entre amigos
É arroz de festa com comida caseira – impossível não agradar. Estou falando de risoto com frango assado, essa combinação infalível, ótima para receber os amigos para um jantar-delícia em casa.
Veja aqui algumas opções de risoto:
Risoto de abóbora e sálvia – que não tem erro
Risoto de ervilha e hortelã na pressão – que fica pronto em 3 minutos!
Risoto ao funghi – que agrada aos paladares mais tradicionais
Risoto prático de beterraba com queijo feta e hortelã – que surpreende até quem gosta de uma novidade
Refeição saudável
No dia a dia a gente quer comer bem, mas quer se sentir cuidando da alimentação. É ou não é? Tem como errar com o nosso belo frango assado e esses brócolis com pimenta e castanha-de-caju?
Veja outras opções de acompanhamentos saudáveis:
Abóbora assada em cubos
Arroz com grão-de-bico assado, amêndoas e curry
Bolinho de arroz salteado
Almoço sustentável
A palavra é chata: um almoço sustentável, à primeira vista, pode não abrir o apetite de ninguém. No entanto, aproveitar integralmente os alimentos é bom para o planeta e também é excelente para o seu bolso. Aí ficou melhor, né? Melhor ainda vai ficar se você assar o frango e servir com uma deliciosa farofa de miúdos – do frango, claro! Quem gosta de bacon vai adorar. Tem gente até que acha o sabor ainda melhor, mais elaborado. A moela e o fígado, que vem embalados num plástico, dentro do frango, são usados no preparo da farofa. E o pescoço, em vez de se juntar a eles na panela, dá um sabor especial ao molho de laranja. É 100% de aproveitamento.
Uma última dica: até a carcaça do frango tem um excelente uso na cozinha. Junte 2 litros de água, legumes aromáticos (cebola, cenoura e salsão), algumas ervas e especiarias, e prepare um ótimo caldo para o dia a dia. Como referência, veja aqui a nossa receita de caldo de galinha. Esse leva a carcaça de 3 frangos, mas você pode diminuir a quantidade de água e preparar um caldinho mais prosaico, para usar sem cerimônia numa sopa, num ensopado ou mesmo no risoto.
Foto: Editora Panelinha