Salada de berinjela frita com pimentão e cebola roxa
Um festival de cores, essa salada é alegria a cada garfada. Receita boa para preparar em ocasiões especiais! (Afinal, fritura não é para todos os dias, mas feita em casa, de vez em quando, não tem problema.)
Lave, seque e corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em meias-luas de cerca de 1 cm de espessura (se a berinjela for grande, corte novamente ao meio no comprimento e fatie). Transfira para uma peneira, adicione 1 colher (chá) de sal, misture bem e deixe descansar sobre uma tigela por 10 minutos - o sal reduz o amargor do legume.
Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave, seque, corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em quadrados médios; descasque e corte as cebolas em cubos médios; lave e seque o maço de salsinha.
Passado os 10 minutos, abra um pano de prato limpo, coloque as fatias de berinjela e seque bem - isso evita que o óleo espirre na hora de fritar.
Leve uma panela pequena com o óleo para aquecer em fogo médio - para saber a temperatura certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo, quando acender, está no ponto. Forre uma travessa com papel toalha.
Assim que o óleo aquecer, diminua o fogo e, com a escumadeira, adicione alguns pedaços de berinjela por vez. Deixe fritar até dourar. Transfira a berinjela frita para a travessa forrada com papel toalha e repita com o restante.
Deixe as berinjelas esfriarem enquanto prepara o molho: descasque e bata o dente de alho no pilão com ½ colher (chá) de sal, até formar uma pastinha; misture o iogurte, o azeite e a pimenta síria.
Numa travessa misture o pimentão, a cebola roxa e a berinjela. Sirva a seguir com folhas de salsinha e o molho de iogurte.