Torta de frutas com creme de pudim (feita com pudim que desmoronou)

Torta de frutas com creme de pudim (feita com pudim que desmoronou)
Compartilhe

Por Redação Panelinha - 05 de outubro de 2023


Nesta receita, a massa de pudim batida vira creme de confeiteiro para a montagem de uma torta belíssima. Quem disse que você ficaria sem sobremesa para servir no almoço de família, hein?

Torta de frutas com creme de pudim

Rende 8 porções

PARA O CREME DE CONFEITEIRO

Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de pudim batido
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • ¼ de xícara (chá) de leite
Modo de preparo
  1. Numa tigela, dissolva o amido no leite. Transfira para uma panela média, junte o pudim batido e leve ao fogo baixo para cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo com o batedor de arame, até engrossar.
  2. Transfira para uma tigela e cubra com plástico-filme em contato com o creme — isso evita a formação de uma película. Leve à geladeira para esfriar completamente antes de montar a torta (se preferir, prepare até 2 dias antes).

PARA A MASSA

Ingredientes
  • 1¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga gelada em cubos
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo
  1. Numa tigela, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga gelada em cubos e misture bem com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia.
  2. Modele a massa numa bola e achate levemente para formar um disco — assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e leve à geladeira para firmar por, no mínimo, 30 minutos. Separe uma fôrma redonda canelada, com fundo removível, que tenha 22 cm de diâmetro de base e 24 cm de diâmetro de abertura.
  3. Coloque a massa entre dois sacos plásticos abertos — a massa doce é mais quebradiça e pode rachar; os sacos ajudam a manter a textura e o formato, além disso evitam que a massa grude no rolo e na bancada. Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um disco 5 cm maior que o diâmetro da fôrma.
  4. Transfira a massa para a fôrma e pressione com os dedos para fixar no fundo e na lateral. Com uma faca, corte o excesso de massa da borda para nivelar a altura — a torta deve ficar com pelo menos 4 cm de altura.
  5. Leve a fôrma com a massa à geladeira por 20 minutos para firmar — isso evita que a lateral da massa abaixe na hora de assar. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  6. Fure todo o fundo da massa com um garfo e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar e montar a torta.

PARA A MONTAGEM

Ingredientes
Modo de preparo
  1. Lave e seque os morangos e mirtilos. Descarte o cabinho e corte os morangos ao meio (se estiverem muito grandes, corte em quartos). Corte os mirtilos ao meio.
  2. Retire o creme da geladeira e mexa bem com o batedor de arame antes de montar a torta — assim fica mais fácil de espalhar na torta, pois o creme endurece bem depois de frio.
  3. Desenforme a base da torta assada e transfira para um prato grande. Com uma colher, espalhe todo o creme sobre a base de torta assada. Distribua as frutas sobre o creme. Com um saco de confeiteiro, decore a torta com o merengue e queime com o maçarico (se preferir, decore a torta com merengue sem queimar). Sirva a seguir.

Veja aqui a receita do pudim de leite sem furinhos perfeito.

Os episódios inéditos do Cozinha Prática vão ao ar toda segunda e quinta, às 21h30 no GNT.