Um merengue mais fácil de dar certo: no método suíço, o açúcar é rapidamente dissolvido na clara e só então vai para a batedeira. Dura até três dias na geladeira!
Leve uma panela pequena com água ao fogo médio - ela servirá de base para o banho-maria.
Numa tigela pequena, quebre um ovo e deixe escorrer apenas a clara, utilizando a casca para separar a gema. Transfira a clara para uma tigela de vidro (ou inox) e reserve a gema para outra receita. Repita com os outros ovos - se um deles não estiver bom, você não perde toda a receita.
Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso - cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar. Você pode também fazer este procedimento direto na panela sem o banho-maria, é mais rápido, mas o risco das claras cozinharem é maior.
Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme.
Transfira para um pote e sirva a seguir. Este merengue é ótimo para comer com tortas e frutas. Vai bem até com drinques!