Marmita: um pouco de trabalho, muitas vantagens

Marmita: um pouco de trabalho, muitas vantagens
Compartilhe

Por Redação Panelinha - 29 de janeiro de 2024


Um dos maiores obstáculos pra uma alimentação saudável de verdade é a encruzilhada do almoço no trabalho. Entre o restaurante que é bom, mas custa caro, e o apelo das redes que vendem imitação de comida, as opções não são muitas.

A saída para esse dilema pode estar nos potes que estão no armário, preenchidos, claro, com um pouco de dedicação. São eles que podem levar comida de verdade pro seu almoço.

Marmitas são tema frequente no universo do Panelinha – aliás, clique aqui pra ver o nosso Especial sobre o tema.

Além de levar para o trabalho a comida caseira, de verdade, feita com ingredientes que você escolheu, elas são uma arma eficaz a favor da economia doméstica e contra o desperdício.

E não estamos falando de simplesmente colocar as sobras de comida no pote e levar para o trabalho. Com alguns truques ou boas receitas, sobras viram outro prato. Isso é reaproveitar.

Veja aqui várias ideias de reaproveitamento.

Quer um exemplo? As carnes que sobraram do churrasco viram um delicioso arroz carreteiro. E vale usar a combinação que quiser.

rotina

Que dá um certo trabalho dá, mas um pouco de planejamento facilita bastante a produção. Por exemplo: vai fazer estrogonofe no fim de semana? Prepare um pouco a mais já de olho na marmita. Tirou o sábado pra preparar feijão? Porcione uma parte que pode até ser congelada pro pê-efe da próxima semana.

Feijão congelado é uma mão na roda pra marmita

Bom, os motivos você já tem – marmitas são uma opção saudável e econômica –, as receitas (e inspirações), já sabe onde encontrar: o campo de busca do Panelinha está ali esperando por você. O desafio é incluir a produção extra na sua rotina. Afinal, uma alimentação saudável (de verdade) é aquela que funciona no seu dia a dia.

Se você vive no corre corre, mas tem um fim de semana tranquilo, aproveite para planejar os potinhos que vai levar na semana, escolha as receitas e deixe os ingredientes preparados.

Agora, se não tem como dedicar tanto tempo no sábado ou no domingo, escolha receitas pá-pum e divida a produção em alguns dias – um no começo e outro no meio da semana.

Mas para melhorar a sua alimentação agora (que é o objetivo desse blog), que tal começar hoje mesmo e já preparar a sua marmita de amanhã? Tem um filé de frango na geladeira? E arroz e lentilha na despensa? Uma cebola dando sopa? Então o arroz sírio pode ser seu almoço de amanhã.