Como congelar feijão

Como congelar feijão
Compartilhe

Por Redação Panelinha - 27 de novembro de 2023


Você adora um feijãozinho no almoço ou no jantar, mas acha que dá muito trabalho cozinhá-lo todo dia? Pois nem precisa. O feijão congela muito bem, obrigada. E fica fresquinho com um refogado novo.

Veja aqui como cozinhar feijão.

O atalho é o seguinte: quando for preparar feijão, já coloca uma quantidade boa de molho e cozinha tudo de uma vez. Mas só tempere o que for comer no mesmo dia.

O feijão a mais vai pro congelador com caldo e tudo, mas sem o refogado, entendeu?

Antes de levar ao congelador, deixe o feijão esfriar. Porcione: coloque em potes ou saquinho plástico a quantidade que costuma usar nas refeições na sua casa. Identifique o conteúdo e a data do preparo e, importante lembrar, deixe espaço entre a porção e a tampa do pote, já que os líquidos aumentam de volume quando congelam. Preencha apenas 3/4 da capacidade total.

Importante: o feijão congelado dura até 3 meses no freezer.

Feijão congelado é um aliado de uma alimentação saudável.
Pra descongelar

Para descongelar, vale deixar na geladeira da noite pro dia. Mas ele também pode ir direto pra panela, sem problemas. É só preparar o refogado e juntar um pouco do feijão pra fazer aquele purê que engrossa o caldo. Depois é só juntar o feijão todo e cozinhar um pouco, para “pegar” os sabores.

E o legal é que com a mesma leva de feijão, você pode ir testando vários temperos, até chegar no seu favorito.

Veja aqui várias ideias pra variar o sabor do feijão.