Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água – se algum boiar, descarte.
Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período – o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.
para cozinhar
Ingredientes
3 xícaras (chá) de água
2 dentes de alho
3 ramos de coentro (folhas e talos)
1 colher (sopa) de azeite
½ colher (chá) de cúrcuma
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água, junte as folhas de louro, tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.
Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino os dentes de alho. Lave e seque os ramos de coentro. Pique fino os talos e reserve as folhas para a finalização.
Passados os 15 minutos, desligue o fogo. Atenção: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Com uma escumadeira, transfira os grãos de feijão cozidos para uma tigela e reserve o caldo – diferentemente dos feijões ensopados tradicionais, nessa receita apenas parte do caldo é utilizado.
Leve uma frigideira média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione o alho, os talos de coentro, a cúrcuma e refogue por 1 minuto para perfumar.
Adicione os grãos de feijão, tempere com sal e pimenta a gosto e mexa por mais 1 minuto. Regue com 1 xícara (chá) do caldo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando até o caldo engrossar levemente. Desligue o fogo, misture as folhas de coentro inteiras e sirva a seguir.