TOP 10: receitas verde-amarelas

TOP 10: receitas verde-amarelas
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de julho de 2012


Dia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Londres, e a nossa homenagem aos atletas brasileiros é com uma seleção de receitas verde-amarelas que valem ouro!

Essa combinação poderosa, além de representar as cores da nossa bandeira, também significa uma mistura de sabores e aromas sensacionais. Quando você experimentar a saladinha de laranja com coentro vai entender perfeitamente.

1. Macarrão com limão
Fica pronto num palito e rende uma porção, ideal para quem mora sozinho. O limão levanta o astral do espaguete e ainda dá o toque gourmet à receita, que é supersimples. Para completar, folhinhas de manjericão reforçam o time dos verdes.

2. Água aromatizada com laranja, hortelã e canela
Refrescante e com sabor suave, essa água também é linda: a laranja e a hortelã formam uma dupla visualmente incrível. Sem dúvida, são ingredientes campeões.

3. Manga grelhada com sorvete de banana
Mais cara de Brasil impossível! Leve e geladinha, essa sobremesa vai bem naqueles dias em que o inverno dá uma trégua.

4. Omelete a jato
Essa omelete, servida com uma salada de verdes, tem primeiro lugar no podium quando o quesito é praticidade. Com pouquíssimo ingredientes, você faz uma refeição saudável e saborosa.

5. Caipirosca de mexerica com coentro
Com sabores marcantes, esse drinque é surpreendente. Uma ótima pedida para acompanhar os dias das competições da seleção brasileira.

6. Batata rústica
Um dos motivos que faz dessa receita vencedora é o fato das batatas serem assadas, e não fritas. O verdinho do alecrim aparece em pontinhos, mas que fazem uma diferença gigante no resultado.

7. Polenta mole com pesto de salsinha
Apesar da inspiração italiana da polenta e do pesto, esse prato ganhou uma versão bem brasileira do típico molho genovês. O pesto é feito com salsinha, castanha-de-caju e queijo meia-cura. Sucesso garantido...

8. Salada de laranja com coentro
Com um sabor exótico e cores fortes, essa saladinha faz bonito na mesa. Ela também acompanha muito bem carnes brancas, como peixe e frango. Quem não gosta de coentro pode trocá-lo por salsinha. Mas já adianto: não é a mesma coisa.

9. Talharim com brócolis assado ao alho e óleo
Nada como brócolis bem verdinho e assado para deixar a massa mais saudável e gostosa... O contraste de tonalidades é atração à parte.

10. Abóbora assada com sálvia
A abóbora é japonesa, a inspiração da receita é toscana e as cores são totalmente brasileiras. Com essa mistura de nacionalidades, nascem fatias de abóbora naturalmente carameladas. Basta acrescentar folhas de sálvia, alguns dentes de alho, um fio de azeite e, depois de assar a abóbora lentamente, em forno baixo.