#PRAVARIAR: cansou de comer salada verde?
Por Rita Lobo - 22 de julho de 2016
Não sou gaúcha, mas bah!, que frio, gurizada. Aqui em São Paulo a coisa pegou – uns 13 ºC em média. Aí aquela tradicional salada verde, que a gente achava uma delícia até ontem, vira decoração na mesa do almoço – ninguém toca na pobrezinha! Tem jeito para driblar essa questão? Claro que tem.
A solução é variar o preparo, de preferência trocando as folhas cruas pelas cozidas, ou investindo em grãos, que podem ser servidos mornos. Salada morna é uma delícia! E tem mais: comer "o de sempre" é bom, mas variar os preparos é melhor ainda. Essa prática garante que você absorva nutrientes diferentes, de fontes diferentes. É receita de alimentação saudável.
Salada de endívias grelhadas com molho de azeitona
Folhas firmes como a da endívia podem ser grelhadas, ou até assadas – o repolho e o alho-poró são outros bons exemplos. O molho de azeitona tem sabor forte, combina com os dias frios.
Salada de grãos com legumes assados e molho de tahine
Os grãos também viram salada, e os legumes assados são facílimos de preparar (além de deliciosos!). Se quiser, inclua folhas verdes, mas o molho de tahine é indispensável: ele une os sabores.
Repolho-roxo com maçã
Esta salada, além de morna, é adocicada. Leva maçã ralada, limão e vinagre de vinho branco. É de pedir bis (e mais bis).
Salada marroquina de cenoura
Curry, uva-passa, maçã, mel, gengibre… Uma junção de sabores fortes que resulta numa salada agridoce, intensa, perfeita para o inverno.
Salada de agrião com mandioquinha e figo
Não dispensa as folhas verdes? Ótimo! Então dê uma “esquentada” no prato com ingredientes como figo e mandioquinha cozida.
Salada de beterraba, cebola-roxa e balsâmico
A beterraba é cozida e vai para a tigela com cebola-roxa, manjericão roxo e molho balsâmico. Cheia de cor e cheia de sabor.
Salada de pão italiano
Pão amanhecido é o segredo desta salada, que mais parece comida-conforto. É salada-conforto...
Veja todos os posts da série #PraVariar
Foto: Editora Panelinha