¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
¼ de xícara (chá) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de mel
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Lave, descasque e corte a mandioquinha ao meio. Transfira para uma panela pequena, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Para ver se está no ponto, teste com um garfo: ela deve estar cozida, mas ainda firme.
Enquanto a mandioquinha cozinha, prepare os outros ingredientes: lave e seque as folhas de agrião; com um pano úmido, limpe a casca dos figos e corte cada um em quartos; pique grosseiramente as castanhas.
Assim que a mandioquinha estiver cozida, passe por uma peneira para escorrer bem a água. Deixe esfriar enquanto prepara o molho.
Numa panela pequena, coloque o vinagre balsâmico e leve ao fogo médio. Assim que ferver, junte o mel, misture e diminua o fogo. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até engrossar. Transfira para uma molheira.
Assim que a mandioquinha esfriar, corte em rodelas de cerca de 1 cm de espessura.
Forre uma travessa com o agrião. Disponha, entre as folhas, as rodelas de mandioquinha e os quartos de figo. Regue com o molho e azeite a gosto. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Salpique as castanhas picadas e sirva a seguir.