Salada de arroz sete cereais com legumes assados e molho de tahine
A pasta árabe de gergelim combinada com alho, sal e limão opera milagres em algumas receitas. Aqui ela une os sabores dos grãos e legumes assados numa salada que vale por refeição.
⅓ de xícara (chá) de abóbora japonesa em cubos médios (sem casca)
3 xícaras (chá) de água
1 dente de alho
¼ de xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
caldo de 1 limão
água filtrada a gosto
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média).
Corte os brócolis em floretes médios, lave sob água corrente. Transfira para uma peneira e deixe escorrer bem a água. Descasque e corte a batata-doce em cubos médios de cerca de 2 cm.
Na assadeira grande, coloque os cubos de batata-doce e de abóbora e os floretes de brócolis. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e misture com as mãos. Espalhe na assadeira, deixando espaço entre eles – assim ficam mais crocantes. Tempere com sal e pimenta-do-reino e leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos, até ficarem dourados.
Enquanto isso numa panela pequena coloque o arroz com a água e leve para cozinhar em fogo médio. Assim que começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos – ele deve estar cozido, mas ainda firme.
Retire os legumes assados do forno e deixe amornar. Assim que o arroz estiver cozido, escorra a água numa peneira e passe por água corrente para cessar o cozimento.
Prepare o molho: descasque e bata o dente de alho no pilão com uma pitada de sal até formar uma pastinha, misture o caldo de limão e o tahine até ficar liso; adicione água filtrada, aos poucos, para dar o ponto (mais fluido ou mais encorpado).
Em dois pratos, coloque arroz cozido no fundo, cubra com os legumes assados e regue com o molho de tahine. Sirva a seguir.