A inspiração vem da cor da beterraba. Por isso a cebola e o manjericão também são roxos. O resultado é uma salada que mistura a doçura da beterraba com o ardidinho da cebola e o frescor do manjericão.
Lave e corte as beterrabas ao meio. Transfira para uma folha de papel-alumínio que acomode todas elas. Cubra com outra folha e dobre as pontas, formando um envelope.
Coloque o envelope numa assadeira e leve ao forno para assar por 50 minutos ou até que estejam macias - o tempo de cozimento depende do tamanho e da idade das beterrabas. Para verificar se estão cozidas, espete com um garfo.
Retire do forno e abra o alumínio para esfriar um pouco. Enquanto isso, lave e seque o manjericão.
Numa tábua, corte a cebola ao meio e fatie fino cada metade (se preferir, passe num mandolim). Se desejar um sabor menos acentuado, coloque as fatias por alguns minutos numa tigela com água fria e escorra na hora de montar a salada.
Descasque as beterrabas ainda mornas, puxando a casca com uma faquinha de legumes. Corte em pedaços médios e transfira para uma tigela.
Junte as fatias de cebola, o manjericão e tempere com o vinagre balsâmico, azeite, sal e pimenta-do-reino. Misture bem e sirva a seguir. Caso contrário, conserve em geladeira.