Férias de inverno

Férias de inverno
Compartilhe

Por Rita Lobo - 04 de julho de 2011


Recebi de uma leitora a seguinte mensagem: “Moro na França e sempre troco receitas com minha mãe (que está no Brasil). Um dia ela me disse que tinha ganhado um super presente, um livro de receitas que dão certo! E foi assim que eu descobri seu site. Detalhe: minha mãe nunca seguiu receita; com você, ela aprendeu a respeitar as medidas e confessa que tudo é bem melhor assim. Escrevo para contar o resultado do bolo encharcado de laranja: UAU! Peguei a receita no blog. Muito fácil de fazer. Foi um sucesso sem limites! Coloquei na geladeira, pois aqui está muito quente, mas o bolo não teve vida longa, desapareceu!”

A Fernanda também me contou que, logo mais, vem visitar a mãe e pretende passar as férias cozinhando com ela. Que inveja (boa) dessa mãe! Nem sei como é cozinhar a quatro mãos com uma filha grande. Já pensou? Que sonho. Fiquei rascunhando as receitas que eu faria com a Dora. E não consigo imaginar em começo melhor que um bom caldo de galinha. Ele é a base de quase tudo que conforta – eu vivo insistindo para você fazer, né? Já estamos em julho. Não há mês melhor. E não só porque está frio.

Mesmo que você não tire férias, deveria aproveitar um fim de semana para viajar na cozinha. Não por acaso, esse é o tema da minha coluna na Lola desse mês. Selecionei livros, utensílios, preparei um cordeiro marroquino e, adivinhe, o nosso bolo de laranja! Ele é um verdadeiro passeio por Sevilha – digo ‘o nosso’ porque estou imaginando que você, como a Fernanda, também já tenha assado esse bolo. (Ainda não? A receita está neste post.)

Aqui para o blog, resolvi fazer uma seleção de receitas que eu gostaria que todo mundo experimentasse. Não são exatamente preparações cotidianas, arroz com feijão. Mas tem arroz, só que com toque de cúrcuma e maçã-verde. Ele até pode virar comida do dia a dia, não é de preparo complexo – acontece que, com o corre-corre, a gente se esquece de combinar sabores diferentes.

Escolhi quinze receitas. Mas vou bater na mesma tecla: nem que seja uma única vez, faça um caldo de galinha (depois de fazer, você não vai mais parar). Risotos, molhos, qualquer sopa fica mais gostosa com caldo de galinha. Experimente tomar uma sopa de cebola feita com caldo caseiro. É de chorar de bom, e não só na hora de cortar as cebolas.

Receitas para viajar na cozinha

Arroz integral com maçã-verde e cúrcuma para variar o arrozinho do dia a dia.

Purê de batatas a moda libanesa para provar que até os ingredientes mais simples se transformam em combinações luxuosas.

Chutney de abacaxi dar um ar indiano ao trivial franguinho grelhado ou caprichar no lombinho de porco.

Curry verde de filé mignon para deixar o jantar a dois ultra perfumado.

Espetinho de frango com purê de banana e molho teriaki para acabar com preconceitos na cozinha.

Nhoque de batata: é trabalhoso, mas você precisa fazer.

Pão de nozes: demora um pouquinho, mas é fácil e, se você não comer tudo de uma vez, dura dias sob um pano de prato.

Patê de fígado é tão nutritivo quanto saboroso. Dos aperitivos mais elegantes e econômicos que pode haver.

Polenta ao gorgonzola fica pronta em menos de 10 minutos, feita com a versão instantânea!

Tarte tatin: é chegada a hora da sobremesa!

Torta de castanha-de-caju e damasco: como pode um doce ser gostoso e saudável ao mesmo tempo?

O doce de polenta do Fasano: dá trabalho, demora, não é simples. Mas é divino.

Suflê prático de chocolate é para você não dizer que eu não fui boazinha na seleção!

As foto que ilustram este post são de Rogério Voltan para revista Lola de julho.