Tem frango? Tem banana? Então tem jantar oriental e bem diferente para a família. É para tirar o cardápio da rotina e deixar o dia a dia mais saboroso.
Numa panela pequena, misture o shoyu com o saquê, o açúcar e o gengibre. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo e coe o molho sobre uma tigela.
Numa tigela pequena, dissolva o amido de milho em ¼ de xícara (chá) de água. Volte o molho coado para panela (nem precisa lavar) e leve ao fogo baixo. Junte o amido e mexa por 2 minutos até engrossar. Transfira para uma molheira e deixe esfriar em temperatura ambiente enquanto prepara o restante da receita.
PARA OS ESPETINHOS
Ingredientes
1 peito de frango inteiro sem pele nem osso (cerca de 500g)
¼ de xícara (chá) de vinagre de arroz
1 pedaço de 3 cm de gengibre fatiado
1 dente de alho cortado ao meio
caldo de 1 laranja (½ xícara)
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
óleo a gosto para grelhar
Modo de preparo
Numa assadeira, coloque 10 espetos de bambu, cubra com água e deixe imersos enquanto prepara a receita – isso evita que eles queimem na hora de grelhar.
Descasque e corte o gengibre em tiras finas. Descasque e corte o dente de alho ao meio. Em uma tigela grande, misture o alho e o gengibre picados com o vinagre e o caldo de laranja.
Corte o peito de frango em cubos de 2 cm e transfira para a tigela da marinada. Misture bem para envolver todos os cubos e deixe marinar em temperatura ambiente por 15 minutos – assim o frango perde o gelo e marina ao mesmo tempo. Enquanto isso, prepare o purê de banana.
Espete 4 cubos de frango em cada espetinho e dispense a marinada.
Leve uma grelha de ferro ao fogo médio para aquecer (se preferir, utilize uma chapa ou bistequeira). Pincele os espetinhos com óleo e tempere com sal e pimenta a gosto.
Quando a grelha estiver bem quente, disponha um espetinho ao lado do outro e deixe dourar por 3 minutos. Com cuidado, vire os espetos e deixe dourar o outro lado por mais 3 minutos. Transfira para uma travessa e repita com o restante. Sirva a seguir com o molho teriaki e o purê de banana.
Para o purê de banana
Ingredientes
6 bananas-da-terra
½ cebola
caldo de 1 limão
2 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de água
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Descasque e corte as bananas em rodelas de 1 cm, transfira para uma tigela, regue com o caldo do limão e reserve. Descasque e pique fino a cebola.
Leve uma panela média com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte as bananas (com o caldo de limão) e misture bem.
Regue com a água, tempere com sal e pimenta, tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até as bananas ficarem bem macias – o tempo de cozimento das bananas pode variar, se a banana estiver menos madura, mais firme, junte mais água e deixe cozinhar mais um pouquinho.
Desligue o fogo e, com o mixer, bata as bananas na própria panela até formar um purê bem liso e cremoso – se preferir uma textura mais rústica, amasse as bananas com a colher de pau. Sirva a seguir.