Torta de castanha-de-caju e damasco
O nome dela é pura elegância. Esta torta impressiona não só pela beleza, mas também pela combinação de sabores. Quer uma dica? Prepare em etapas: a massa pode ser feita com antecedência e deixada na geladeira por até 2 dias. No dia de servir, você prepara o recheio.
Tem mais ideias aqui!
Para a massa
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 50 g de manteiga gelada em cubos
- 1 ovo
- farinha de trigo integral para polvilhar a bancada
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Numa tigela pequena, quebre o ovo, adicione o açúcar e misture bem com um garfo. Reserve.
- Numa tigela grande, misture as farinhas, adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofinha. Acrescente a mistura de ovo com açúcar e mexa com uma espátula de silicone para incorporar — neste ponto, a massa ainda estará bem granulosa.
- Coloque metade da massa sobre a bancada (ou tábua) e, com a palma da mão, vá esticando e esfregando na bancada. Junte novamente até que ela fique lisa — trabalhar a massa assim em etapas evita o desenvolvimento de glúten e ela fica mais crocante depois de assada. Se necessário, raspe a bancada com a espátula de padeiro, para desgrudar, mas não adicione mais farinha.
- Repita o processo com a outra metade. Junte toda a massa e amasse apenas para formar uma bola. Achate num disco para ficar mais fácil de abrir; embale com filme e leve à geladeira para firmar por 30 minutos.
- Separe uma fôrma redonda, canelada, com fundo removível, que tenha 18 cm de diâmetro de base e 20 cm de diâmetro de abertura.
- Polvilhe a bancada com farinha e, com um rolo, abra a massa formando um disco com cerca de 0,5 cm de espessura e 22 cm de diâmetro — polvilhe farinha sob e sobre a massa durante o processo para não grudar na bancada.
- Transfira o disco de massa para a fôrma e pressione delicadamente com os dedos para forrar o fundo e a lateral. Passe a faca na borda da fôrma para tirar o excesso de massa — você pode reservar as aparas na geladeira ou no congelador para fazer biscoitinhos.
- Com um garfo, fure todo o fundo da torta — isso evita que ela infle e rache ao assar. Como o recheio da receita não é líquido, esta massa não precisa ser pré-assada.
Para o recheio
Ingredientes
- 75 g de manteiga em temperatura ambiente
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 2 ovos
- ½ xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal triturada (cerca de 75 g)
- ⅔ de xícara (chá) de damasco seco cortado em cubos de 0,5 cm (cerca de 125 g)
- 1 colher (chá) de amido de milho
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
- No miniprocessador de alimentos, triture a castanha-de-caju até formar uma farinha grossa. Corte o damasco em pedaços de 0,5 cm.
- Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata com a raquete, em velocidade média, até formar uma pasta branca — pare de bater e raspe o fundo e a lateral da tigela com uma espátula para misturar por igual. Aumente a velocidade da batedeira e acrescente um ovo de cada vez, batendo bem a cada adição para incorporar. Adicione o amido de milho e bata bem para misturar. Por último, junte a castanha triturada e bata por mais 2 minutos.
- Desencaixe a tigela da batedeira, acrescente o damasco e misture delicadamente com uma espátula. Espalhe o recheio na massa crua e nivele com uma espátula.
- Leve ao forno para assar por cerca de 50 minutos, até que o recheio infle, doure e esteja levemente firme ao toque. Retire a torta do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar e servir.
OBS.: a torta pode ser mantida em temperatura ambiente por até 2 dias ou armazenada na geladeira por até 5 dias.
DICA DE PLANEJAMENTO
Você pode preparar a massa com antecedência e deixar na geladeira por até 2 dias. Quando for montar a torta, retire a massa da geladeira 20 minutos antes de abrir — ela endurece na geladeira.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 2h
- Serve
- Até 6 porções