Para quem gosta de patê de fígado, essa receita é o máximo: fácil de fazer, rende um patê cremoso e intenso. Para quem nunca provou, essa receita é urgente: o sabor é único. Sirva com torradinhas.
Lave sob água corrente, seque e limpe o fígado: com uma faca pequena, descarte as veias e nervos. Corte em pedaços médios e transfira para uma tigela.
Acrescente as folhas de tomilho debulhadas e o conhaque. Tempere com sal e pimenta e deixe marinar por 10 minutos. Enquanto isso, descasque e corte a cebola em meias-luas finas.
Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e refogue por 3 minutos até começar a dourar. Acrescente o fígado e refogue por 5 minutos, até dourar e cozinhar completamente.
Transfira o fígado refogado, com a cebola, para o processador de alimentos. Junte o caldo de limão, a manteiga e bata até formar uma pasta lisa. Prove e, se necessário, tempere com mais sal.
Coloque o patê numa tigela e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para esfriar e atingir a consistência ideal antes de servir. Se preferir, prepare o fígado no dia anterior e retire da geladeira 15 minutos antes de servir para ficar mais macio.