Ceia sem correria: meus conselhos
Por Rita Lobo - 20 de dezembro de 2019
Atenção: hoje é a última chamada para determinar o cardápio da ceia de Natal. Para não ficar naquele corre-corre insano, daqui para a frente você deve se concentrar nas compras – e na cozinhança, claro. Quanto mais definido estiver o menu, menos desperdício de tempo e de dinheiro.
Adiante tudo que puder para, no dia 24, se concentrar no assado e na arrumação da casa.
Listei algumas escolhas que vão facilitar – e muito! – o preparo da ceia. Mas antes, um conselho: quer deixar o cardápio natalino mais saudável? Tire o refrigerante da mesa, da lista de compras, da vida!
ESTE TEXTO FOI PUBLICADO ORIGINALMENTE NA MINHA NEWSLETTER (19/12). ASSINE AQUI
Farofa sem cebola
As farofas de castanhas que não levam cebola podem ser preparadas até dois dias antes.
Deixe esfriar e guarde em pote com fechamento hermético para não perder a crocância (pode ficar fora da geladeira!). No dia da ceia, é só transferir para uma tigela bem linda do Acervo Panelinha (uhu!). Não precisa nem aquecer!
Farofa de banana-passa com castanha-de-caju
Farofa de biju com castanha-de-caju
Farofa de biju com castanha-do-pará
Arroz passado na frigideira
Se quiser antecipar, escolha as receitas em que o arroz passa pela frigideira depois de cozido.
Prepare na véspera e mantenha na geladeira. Depois de pronto, solte bem e guarde em um recipiente raso com tampa (vale até espalhar em uma assadeira e fechar com filme). No dia, basta passar na frigideira com amêndoas e manteiga, com ervas ou com castanha-de-caju.
Arroz com amêndoas
Arroz com ervas (sabzi polo)
Arroz com castanha-de-caju
Escolha um molho "independente"
Alguns molhos dependem do assado para serem feitos. Outros são preparados de maneira totalmente independente. A vantagem desses é que você pode preparar com antecedência. (E, assim, não fica naquele corre-corre quando o assado sai do forno!)
Molho de damasco com vinho – Prepare até o passo 4 e guarde em pote com fechamento hermético na geladeira. No dia é só terminar o preparo.
Molho de maracujá – Guarde em pote com fechamento hermético na geladeira. No dia, é só aquecer e servir.
Inclua o chutney no cardápio
Apesar da origem indiana, este molho com jeitão de geleia salgada é um complemento perfeito para o cardápio natalino – os sabores combinam com carne de porco (tender e lombo) e com aves (peru e frango). E tem outra vantagem: pode ser preparado com semanas de antecedência – ou seja, hoje mesmo!
Adiante a sobremesa
Se ainda não viu, não deixe de acessar o post Sobremesas que congelam, no meu blog. Você pode preparar hoje e descongelar no Natal. Ou, ainda, escolha uma das que duram bem até cinco dias na geladeira e prepare amanhã.
Sobremesa para iniciantes
Se você não tem experiência com doces, mas mesmo assim foi escalado para levar sobremesa para a ceia, prepare uma das minhas favoritas: cocada de forno com raspas de laranja. Até quem nunca fez um brigadeiro de micro-ondas acha essa cocada muito fácil.
Divida as tarefas com todos
O Natal é uma festa de família e amigos. Cada um pode fazer uma parte: distribua as tarefas, envolva todo mundo. E se tiver crianças menores em casa, dê uma olhada neste post com ideias para elas participarem da ceia.