Manjar branco cremoso

Esta é a receita tradicional, com poucos ingredientes e muita técnica. É o quindão clássico, que fica cremoso e dourado, sem truques (nada de glucose para dar brilho). E sabe o que é melhor: congela superbem e fica perfeito depois de descongelado.
O tempo de cozimento pode variar muito de forno a forno. Aqui no Panelinha, fazemos testes em forno elétrico e à gás. A variação de tempo de cozimento foi considerável. Nesta receita, usamos o tempo médio do forno a gás, mais comum. No elétrico, demorou bem menos (40 minutos). Fique atento às características do seu forno e olhe o quindim de tempos em tempos: quando a superfície começar a ficar sequinha, faça o teste do palito.
Você pode também assar o quindim num dia e desenformar no outro. Depois que esfriar completamente, deixe o quindim coberto com filme em temperatura ambiente (ou na geladeira). Na hora de desenformar, mergulhe o fundo da fôrma em água fervente por 1 minuto. Cubra com o prato e vire de uma só vez (caso o quindim não desenforme, repita o procedimento. Mas não deixe o quindim imerso na água por muito tempo, pois ele derrete.
Dura 5 dias na geladeira ou 1 mês no congelador (dica: desenforme o pudim já numa tigela com tampa, espere esfriar, tampe e leve ao congelador).
Para descongelar, retire do congelador e mantenha o quindim por cerca de 1 hora em temperatura ambiente antes de consumir. Fica perfeito.
Loja Panelinha