Estrogonofe vegano do chef José Barattino
Por Rita Lobo - 06 de setembro de 2021
Se você está revendo sua alimentação, deve ter ficado interessado no preparo do estrogonofe de cogumelos do chef José Barattino. Ele é especialista em extrair sabores incríveis dos ingredientes de origem vegetal e mostra, no primeiro episódio do Cozinha Prática Novos Ares, um estrogonofe com três tipos de cogumelo. Além de não ter carne, Barattino usa leite de aveia em vez de creme de leite.
Cozinha Prática Novos Ares: a nova temporada
Estrogonofe de Cogumelos com leite de aveia
Autor: José Barattino
Serve 2 pessoas
PARA O LEITE DE AVEIA
100 g de farinha de aveia
700 ml de água
No liquidificador, bata a aveia com a água por 5 minutos. Sobre uma tigela, passe o leite de aveia por uma peneira de malha bem fina e reserve.
PARA O ESTROGONOFE
150 g de cogumelos frescos variados (cogumelo-de-paris, porto belo e shiitake)
100 g de palmito de pupunha
100 g de tomate maduro sem pele e sem sementes (batido no liquidificador até formar um suco)
40 g de cebola roxa picada fino
100 ml de vinho branco
30 ml de azeite
10 g de mostarda de dijon
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Corte os cogumelos em quartos. Corte o palmito de pupunha em fatias grossas. Retire a pele, as sementes e bata os tomates no liquidificador até formar um suco.
- Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite até cobrir todo o fundo da frigideira, adicione a cebola e refogue até ficar transparente.
- Acrescente o palmito, abaixe o fogo e refogue por um minuto – cuidado para não cozinhar demais, a ideia é preservar a textura dos vegetais. Acrescente os cogumelos e misture bem.
- Regue com o vinho branco e deixe evaporar o álcool. Junte o tomate batido e a mostarda, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos, misturando com uma colher de baixo para cima para não amassar os vegetais.
- Adicione o leite de aveia e misture bem. Deixe cozinhar até começar a ferver e o caldo engrossar. Sirva a seguir.