Knaidlach e outras receitas judaicas
Por Rita Lobo - 29 de agosto de 2017
Esta semana no Cozinha Prática, preparei knaidlach para homenagear a minha avó Julia. Esse bolinho servido com caldo de galinha é um clássico da culinária judaica. Para o blog, selecionei mais três receitas que não podem faltar nas comemorações judaicas.
Leia também
Caldo de galinha com sabor de pertencimento
As festas judaicas geralmente acontecem em torno da mesa. Rosh Hashaná, ano novo judaico, é um exemplo rico de como a comida é carregada de simbologia. Durante a ceia, são servidos doze alimentos, cada um representando um desejo – de onde você acha que vem o costume de comer lentilha no revéillon? São muitas tradições, mas talvez a minha receita favorita da data seja o bolo de maçã e mel, representação dos votos de um ano doce. Não é uma maneira linda de começa o ano?
Nessa época, o tradicional pão challah é assado em forma de círculo, para representar a continuidade. Durante o ano, é preparado como se fosse uma trança gordinha – e não falta na mesa do shabat, dia de descanso semanal no judaísmo. O gefilte fish, um característico bolinho de peixe, também é tradicional entre os judeus asquenasis e tem presença garantida na mesa de quase todas as comemorações.
Todas essas receitas estão relacionadas neste post. Fique à vontade para provar!