Um estrogonofe quentinho é daqueles pratos que fazem a gente se sentir em casa. E quem disse que ele não pode ser marmita? Arroz branco e batata palha acompanham.
Corte o bife em tirinhas (de 7 cm x 1 cm), transfira para uma tigela e mantenha em temperatura ambiente - a carne não pode estar gelada na hora de dourar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
Numa tábua, corte os cogumelos-de-paris em 3 fatias e reserve (se preferir, você pode usar champignon em conserva, mas o resultado não será o mesmo). Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve ao fogo médio uma panela pequena. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, junte as tirinhas da carne e deixe dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa aos poucos para que dourem por igual.
Transfira a carne para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com o restante do azeite e adicione a cebola. Refogue até murchar por cerca de 3 minutos, raspando bem o fundo da panela - os queimadinhos da carne são essenciais para dar sabor ao preparo. Junte o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.
Acrescente o extrato de tomate, o ketchup e mexa bem. Volte a carne dourada à panela, adicione o molho inglês e o conhaque. Junte os cogumelos e misture delicadamente.
Regue com o creme de leite, misture e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar - isso leva cerca de 5 minutos depois que começar a ferver.
Desligue o fogo, prove e acerte o sal. Sirva a seguir com arroz branco e batata palha. Se quiser levar como marmita, coloque a batata palha num recipiente separado, para que não umedeça com o molho do estrogonofe.