Cardápios de Natal: ceia vegetariana
Por Rita Lobo - 20 de novembro de 2020
Os cardápios vegetarianos vêm ganhando muita força. Mas para muitos adeptos do vegetarianismo, ainda pode ser um desafio estruturar uma ceia sem um assado no centro mesa. Por isso, neste post, você encontra três cardápios completos, com a estrutura tradicional (entrada, prato prinicipal, acompanhamento, sobremesa) pensados pela equipe da cozinha. Tem tanta receita vegetariana no Panelinha!
VISITE O ESPECIAL NATAL PANELINHA
VEJA MAIS DE 800 RECEITAS VEGETARIANAS
E não deixe de conferir as sugestões de ceia vegetariana de 2019. A gente seguiu a lógica dos mezzes, típicos Oriente Médio, para sugerir cardápios formado por várias comidinhas, todas com o peso, a mesma importância. Veja aqui os cardápios de mezzes para a ceia de Natal
TORTA DE QUEIJO COM CEBOLA CARAMELIZADA
Hora de erguer as mangas e colocar as lágrimas para fora! Não que eu queria ver você triste, só quero ver você cortando cebolas – quatro, para ser mais sincera. Esse legume aromático ardidinho vai ser o recheio da torta. Depois de ir para a panela, ele carameliza e, aos poucos, ganha a doçura que um fim de ano como este pede. E que cebola e tomate combinam a gente já sabe desde outros vinagretes, né? Aqui a dupla se reencontra na versão torta + chutney.
Entrada: salada homus
Prato principal: torta de queijo com cebola caramelizada
Acompanhamento: chutney de tomate
Sobremesa: crumble de uva com maçã
Acompanhamento para sobremesa: creme batido
LASANHA DE BERINJELA
O nosso Natal é em pleno verão e, com as temperaturas nas alturas, uma ceia leve como esta lasanha de berinjela com molho de tomate caseiro cai muito bem. Tem uma vantagem para quem precisa se planejar: a lasanha congela e descongela numa boa.
Entrada: crostini de feijão-branco
Entrada: salada de escarola com queijo azul e nozes
Prato principal: lasanha de berinjela com ricota
Sobremesa: pudim de rabanada
Acompanhamento para sobremesa: creme batido
NHOQUE DE RICOTA
Falou em nhoque e tem quem logo lembre da receita da avó, né? Esse clássico ganhou uma versão toda moderninha. Primeiro é o tamanho, que é um "nhocão". Depois é o sabor, com raspinhas de limão. Por último, vai ao forno e ganha um toque tostadinho.
Entrada: bazargan
Prato principal: nhoque de ricota com raspas de limão
Sobremesa: bolo de sorvete com calda de caramelo
Acompanhamento para sobremesa: farofa doce de coco