Encare o caramelo
Por Pitadas - 13 de setembro de 2017
Medo de queimadura, de errar o ponto, de amargar. Caramelo pode parecer um bicho de sete cabeças. Que nada, ele é uma doçura! Um punhado de atenção e uma pitada de truque de especialista e você vai querer colocar caramelo em tudo.
Existem dois métodos para fazer
Molhado
Mistura água e açúcar. Aqui, um dos truques é não sujar as bordas da forma (caso você esteja fazendo calda de pudim) ou da panela. Isso evita que o açúcar que fica grudado nessas laterais queime e deixe o preparo amargo. Outra dica é não mexer mais na mistura depois que ela for para o fogo: qualquer agitação cristaliza a calda, se isso acontecer, espere que o açúcar derreta de novo e caramelize. A calda está pronta quando ela atingir uma cor dourada, e lembre-se que ela continua cozinhando depois que desligamos o fogo. Quanto mais escura, mais amarga.
Seco
O açúcar vai para a panela sozinho, e diferente do outro método, aqui você pode e deve mexer. Quando derreter e ficar dourado, é hora de regar com água fervente e mexer com cuidado. Use uma panela maior do que você normalmente precisaria para aquela quantidade de ingredientes, isso deixa o terreno mais seguro. Quando a água e o açúcar se misturarem vai borbulhar e a mistura vai subir na panela. Se você é do tipo medroso na cozinha é nesse passo que vai vir o medo. Mas, segure firme, use uma espátula de cabo longo e mexa até a calda baixar. Pronto!
Leia também
Banho-maria: parece complicado mas não é
O dourado perfeito sem se queimar
Prazer, panela de pressão
A pressa é inimiga do mandolin
Como usar faca de chef