O "branquinho básico" entre as sobremesas brasileiras ficou ainda mais charmoso em companhia da calda de caramelo e da flor da sal. Tipo gourmet, sabe?
Numa panela junte o açúcar com a água. Misture com o dedo indicador até que o açúcar tenha dissolvido e não deixe grudar nas laterais da panela.
Leve ao fogo médio (não coloque mais o dedo!) e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, ou até que fique com uma coloração âmbar.
Reduza o fogo para baixo e acrescente o creme de leite aos poucos. Deixe cozinhar por mais 1 ou 2 minutos, até que a calda esteja homogênea. Desligue o fogo e reserve.
Para o arroz-doce
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz
½ xícara (chá) de leite condensado
1 pitada de sal
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de água
casca de 1 laranja
1 canela em rama
2 cravos-da-índia
Modo de preparo
Lave o arroz e deixe escorrer numa peneira ou escorredor.
Numa panela, junte o leite, a água, o arroz, o sal, a casca de laranja, a canela e o cravo. Leve ao fogo alto, mexendo sempre. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez em quando.
Acrescente o leite condensado e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e transfira para uma travessa. Sirva com a calda de caramelo e polvilhe com flor de sal.