Congelados: quando são heróis e quando são vilões
Por Redação Panelinha - 15 de dezembro de 2023
A alimentação saudável de verdade tem na praticidade uma grande aliada. Afinal, quem tem tempo de preparar do zero todos os alimentos que vai consumir no dia? E uma das grandes ferramentas da cozinha saudável e prática é o freezer. Desde que ele esteja abastecido de alimentos de verdade.
Para ter o freezer como ferramenta de uma alimentação saudável é preciso definir uma escala:
Supersaudável
É uma delícia abrir o freezer e encontrar comida pronta, feita em casa, com controle total sobre os ingredientes de cada preparo.
Ter o freezer abastecido com comida caseira dá um pouco de trabalho, exige um certo planejamento e alguma prática (com o tempo, você vai perceber o que funciona na sua rotina e o que não funciona). Mas essa organização alimentar é possível e ótima aliada de uma alimentação saudável.
Saudável e prático
Ter no freezer alimentos congelados que facilitam a vida, como milho, ervilha, brócolis, é uma ótima. Eles funcionam como atalho e saem das temperaturas abaixo de zero direto para panela.
Nada saudável
Tirar do freezer uma caixinha que vai direto para o micro-ondas, com um prato pronto, produzido em uma planta industrial: isso não é saudável. Tem o apelo da praticidade, é fato. Mas não é comida de verdade. Esses alimentos são repletos de aditivos, conservantes, açúcar e quantidades surreais de gordura saturada e sódio.
Então, aproveite o congelador como aliado do planejamento e da alimentação saudável, mas se lembre que só vale se dentro dele tiver comida de verdade. Veja algumas dicas:
Como descongelar
Tão importante quanto saber congelar os alimentos é saber a forma de descongelar. A regra de ouro é a seguinte. Se for comida caseira pronta, tipo feijão, bolonhesa, sopa, é melhor descongelar devagarinho, na geladeira. Esqueceu de tirar do congelador com antecedência? Sem problemas: descongele na panela tampada com o fogo bem baixinho, mexendo de vez em quando para não ressecar.
Se for ingrediente congelado, como vegetais crus ou branqueados, o melhor é passar pelo calor, assim eles mantêm a textura. Carnes cruas devem ser descongeladas sempre dentro da geladeira, para evitar a proliferação de bactérias.
O que não congela bem
Veja essa listinha:
Vegetais com muita água: melancia, melão, pepino e chuchu.
Folhas delicadas, como alface, rúcula e escarola.
Ovo com casca (ele estoura).
Preparos que levem amido (como os picadinhos orientais).
Molhos e cremes mais gordurosos, como chantilly (a gordura tende a se separar da parte líquida ao descongelar, dando aspecto de talhado)
Preparações que levem creme de leite. Se quiser congelar estrogonofe, por exemplo, deixe para acrescentar o creme só quando for servir, depois que o prato estiver descongelado. A exceção é a quiche, que congela superbem.
Quanto tempo os alimentos duram no congelador
Comida caseira: 3 meses
Carne vermelha crua em peça: 4 meses
Carne vermelha moída: 3 meses
Peixe cru: 2 meses
Frango cru: 3 meses
Frutas cortadas: 6 meses
Vegetais crus: 3 meses
Vegetais branqueados: 6 meses
Agora é só aproveitar o congelador!