Quibe assado
Quibe bom é quibe com recheio soltinho – nada de tijolão! Pode servir quente, frio e até congelar. Dica: não deixe de lado o tahine, tá? O molho faz toda a diferença.
Para o recheio
Ingredientes
- 600 g de patinho moído
- 1 cebola
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
- ½ xícara (chá) de nozes picadas
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada fino
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes – a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela.
- Descasque e pique fino a cebola. Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 5 minutos até começar a dourar.
- Junte a carne moída e tempere com a pimenta síria, sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo de vez em quando para desmanchar os pedaços e dourar por igual. Desligue o fogo, misture o tahine, a salsinha e as nozes picadas. Reserve numa tigela.
Preparo em etapas
Se preferir, você pode preparar o recheio, reservar na geladeira e montar o quibe no dia seguinte.
Para a massa e montagem
Ingredientes
- 600 g de patinho moído
- 1½ xícara (chá) de trigo fino (para quibe)
- 1 cebola
- raspas e caldo de 1 limão
- 1½ xícara (chá) de folhas de hortelã
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- 2 colheres (chá) de sal
- 3 cubos de gelo
- azeite a gosto
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário retangular de 30 cm x 24 cm (se preferir, utilize uma assadeira de borda alta).
- Forre uma peneira com um pano de prato limpo, coloque o trigo e lave sob água corrente. Una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para tirar o excesso de água. Reserve.
- Descasque, corte a cebola em pedaços grandes e transfira para o processador. Tempere com a pimenta síria, o sal, 2 colheres (sopa) de azeite e bata até triturar bem. Acrescente a hortelã, as raspas e o caldo de limão e bata novamente.
- Adicione a carne ao processador, metade do trigo lavado, os cubos de gelo e bata por 1 minuto – o gelo mantém a carne fria e ajuda a umedecer a massa. Pare de bater, raspe a lateral do copo com uma espátula, junte o restante do trigo e bata novamente até formar uma massa lisa – isso ajuda a ativar o colágeno da carne e impede que o quibe desmanche ao assar. Pare de bater e raspe a lateral do processador quantas vezes for necessário durante o processo para misturar bem os ingredientes.
- Com as mãos úmidas, espalhe metade da massa do quibe no refratário untado, pressionando delicadamente com as mãos até cobrir todo o fundo e formar uma base uniforme. Com uma colher, distribua o recheio sobre a base do quibe.
- Para cobrir o recheio: com as mãos úmidas, retire uma porção do restante da massa e achate entre as palmas para aplainar. Disponha sobre o recheio e pressione levemente para fixar, mas sem compactar. Repita, colocando uma porção de massa ao lado da outra até cobrir completamente o recheio. Alise a superfície para deixar o quibe bem retinho.
- Com uma faca pequena, corte o quibe ainda cru na travessa formando losangos. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite e leve ao forno por cerca de 25 minutos, até assar por igual e começar a descolar das bordas. Sirva a seguir, acompanhado de salada fatuche. O quibe, que pode ser servido quente ou frio, também fica uma delícia com folhas de hortelã, uma colherada de coalhada ou iogurte cremoso, molho de tahine ou salada de iogurte com pepino.
DÁ PARA CONGELAR
Congele o quibe em pedaços. Para descongelar: deixe na geladeira ou 3 horas ou leve ao micro-ondas em potência alta por 3 minutos. Do freezer para a frigideira: aqueça frigideira tampada, em fogo baixo, por 14 minutos, virando na metade do tempo.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- 8 porções