Congelamento: abasteça o congelador com boas ideias
Por Panelinha - 30 de outubro de 2020
O congelador é um grande aliado da vida real. De um lado, ele pode guardar atalhos – aqueles potes com cenoura ralada, salsão em cubinhos, salsinha e cebolinha picadas, gengibre raladinho para ir direto para a panela nos dias em que a vontade de sacar tábua e faca está em baixa. Do outro, armazena os potes de comida caseira, pronta para ser aquecida, de quem investiu em preparar a mais num dia, para garantir a refeição extra em um de correria.
Aqui no Projeto Vida Real tem três receitas que contêm dicas super espertas para tirar proveito do congelador:
Quibe assado - você prepara a receita inteira, divide em dois refratários de 1900 ml e assa. Um vai pra mesa, outro vai pro congelador. Para descongelar, o ideal é passar pra geladeira um dia antes e apenas aquecer no micro-ondas. Mas se esquecer, pode descongelar no micro (cerca de 5 minutos).
Pernil na pressão - você prepara o panelão de pernil e porciona. Ele rende bem e, além de brilhar no pê-efe, vira recheio de sanduíche, escondidinho e torta.
Risoto cremoso de limão - não, você não vai congelar o risoto. Essa receita tem a dica de adiantar etapas e deixar congeladas. O mais óbvio é ter o caldo de legumes congelado. Mas dá para ir além: você pode congelar os cubinhos de salsão cortado, o alho-poró fatiado e a cenoura ralada. Assim, pula todo o pré-preparo e vai direto para a cozinhança.
Para garantir que não falte ideias, reunimos aqui receitas que congelam bem e atalhos para você abastecer seu congelador de boas ideias.
Receitas que congelam bem
VEJA MAIS IDEIAS NO ESPECIAL CONGELADOR
Atalhos para congelar
Aromáticos - dá supercerto congelar cenoura ralada, salsão em cubinhos, rodelas de alho poró e gengibre fatiado fininho ou ralado.
Frutas - quando manga, banana e abacate estiverem ameaçando passar do ponto, corte e congele. Depois é só bater para transformar em sorvete.
Caldos - para preparar risotos, sopas, ensopados e purês caprichados, congele caldo de frango, de legumes e de carne.
Seletas - legumes cortados e branqueados (ou mesmo crus) podem ser congelados em seletas caseiras. No Panelinha a gente tem receita de seleta para sopa, para yakissoba e multiuso.
Marinadas - já experimentou congelar o filé de frango em uma marinada caprichada? Na hora de descongelar, a carne vai pegando gosto e a marinada ainda vira um molho delicioso. Veja nossa coleção de receitas.
CONFIRA MAIS 11 DICAS DE CONGELAMENTO
QUANTO TEMPO OS ALIMENTOS DURAM NO CONGELADOR
Não é porque está congelada que a comida dura para sempre. Confira aqui quanto tempo pode armazenar cada alimento.
Comida caseira: 3 meses
Carne vermelha crua em peça: 4 meses
Carne vermelha moída: 3 meses
Peixe cru: 2 meses
Frango cru: 3 meses
Frutas cortadas: 6 meses
Vegetais crus: 3 meses
Vegetais branqueados: 6 meses