Tempere com molho de vinagre
Por Alimentação Saudável - 10 de fevereiro de 2017
O que faz a diferença entre uma mistura de folhas e uma salada gostosa? Um molho caprichado. Não precisa ser muito, não precisa ser pesado e, acima de tudo, não pode vir pronto da fábrica.
Não custa lembrar: o molho para salada pronto é um produto ultraprocessado cheio (cheio mesmo!) de corantes, conservantes e aromatizantes. E você não precisa de nada disso para comer bem.
O importante é criar uma mistura de sabores que realcem os próprios alimentos. Que, aliás, quanto mais frescos, mais saborosos, sempre.
Em vez de só colocar um pouco de azeite e um fio de vinagre na hora de servir, prepare um molho de verdade. A base do molho de salada usa a proporção de três partes de azeite para uma parte de ácido.
Qual vinagre você vai escolher? Se for o de arroz, vale uma salada de repolho. Com o vinagre balsâmico dá para preparar tanta coisa boa! Para a vinagrete, vale o de vinho, o branco, o de maçã – este de morango da foto é surpreendente! E pega superbem no churrasco.
Nossas receitas de molhos e saladas que levam vinagre.
Para o molho ficar gostoso, precisa emulsionar: junte os ingredientes num vidrinho com tampa e chacoalhe bem antes de servir.
Foto: Editora Panelinha