Natal: plano de ataque pra receber sem estresse

Natal: plano de ataque pra receber sem estresse
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de outubro de 2024


Quero tanto que a ceia na sua casa seja um sucesso que até montei um plano de ataque pra você não passar sufoco antes dos amigos e familiares chegarem. Claro que cada casa tem a sua configuração, os seus hábitos, mas, o ideal é fazer uma divisão de tarefas entre os familiares. Essa é a primeira dica, tá? Vamos nessa!

O segredo para sobreviver à maratona de dezembro e ainda passar pela fase dos preparativos de um jeito tranquilo é o planejamento. Quanto antes você começar a se organizar, melhor.

Com os 10 passos você vai ter tempo para se arrumar com calma no dia e ainda aproveitar a festa.

1. Convidados

Defina a quantidade de pessoas, faça a lista e convide. Sabendo quantas pessoas vão, fica mais fácil definir o cardápio, checar a louça e fazer tudo o que dá para ser feito com antecedência.

Confira aqui as minhas louças do Acervo Panelinha! Ainda dá tempo de comprar e receber em casa.

2. Menu

Selecione as receitas que vão entrar no menu. Pessoalmente, em vez de fazer muita quantidade de poucos pratos, prefiro aumentar o número de opções. Num jantar para oito, talvez dois acompanhamentos bastem. Se é para doze convidados, prefiro servir uma opção a mais, em vez de aumentar as porções.

Outro ponto a definir: você vai cozinhar todos os pratos ou cada um trará uma coisa? Se for esse o caso, de todo modo, é melhor você definir o cardápio e pedir que cada um traga algo. Outra possibilidade é encomendar a comida. Se for a sua opção, faça isso tão logo saiba o número de convidados.

3. Bebidas e gelo

Lembre-se de incluir no cardápio drinques, sucos e vinho. E os vinhos podem ser comprados já! Quanto? Calcule 1 garrafa para cada 2 pessoas. Uns bebem a mais, outros a menos e alguns nem bebem. Esse cálculo funciona. Aí, se você for servir vinho espumante, branco, rosé e tinto, divida a quantidade por 5 e compre 2 partes do espumante. Todo mundo gosta de brindar. E é um jeito simpático dar as boas-vindas. Detalhe: em vez de refrigerante, que tal caprichar nas águas aromatizadas?

Não se esqueça de incluir na sua lista um ou mais sacos de gelo, de preferência, filtrado.

Pra manter as bebidas geladas e deixar os convidados à vontade pra se servir, tranforme a cuba da pia da cozinha em champanheira! É só tampar, encher de gelo e colocar as garrafas dentro.

Que tal um drinque com sorbet de manga e espumante?
4. Lista de compras completa

Depois de selecionar as receitas, faça a lista. E lembre que alguns itens simplesmente acabam na véspera do Natal. É o caso do peru! Compre tudo o que puder com antecedência e marque com um post it ou fita crepe: é pro Natal! Assim o risco de o panetone não durar até o dia 24 é menor.

5. Material de serviço

Com o cardápio na mão, verifique se você tem louças para servir todos pratos — e equipamento de cozinha para preparar todas as receitas! Não adianta assar um peru de 5 kg, um tender com osso e só ter uma travessa para servir... Mas vale misturar travessas de jogos diferentes!

6. Louças, talheres e copos

Faça a checagem o quanto antes. O ideal é ter um pouquinho a mais, assim você não precisa correr para lavar um talher que por acaso caiu no chão no meio do jantar. E, se você não tiver louças suficientes pra todos, peça emprestado aos parentes ou alugue. Várias empresas oferecem este serviço. O mesmo vale para os talheres!

É bom lembrar também de contar e conferir os copos. Às vezes a gente acha que tem um jogo de 12 taças, mas quando vai ver sobraram meia dúzia... Copos lascam, trincam, quebram... Lembre-se de separar taça pra vinho, pra espumante, pra água e pra digestivo, se for servir. Aproveite para conferir também as xícaras de chá e café.

As toalhas e guardanapos precisam ser lavados? Não deixe nada pra última hora. Se faltar alguma coisa, dá tempo de providenciar.

7. Decoração

Velas são fundamentais pra dar um clima especial. E elas podem e devem ser compradas com antecedência. Já as flores, tente encomendar o quanto antes, e peça que a entrega seja feita na véspera do jantar. No dia seguinte, os arranjos ficam sempre mais bonitos. Ah, e se você quiser fazer uma trilha sonora pro Natal, comece o fazer a playlist já! Festa sem música não é festa.

8. Higienização

Uma semana antes já dá para começar a lavar louças, copos e talheres que você não usa no dia a dia. Não deixe para fazer isso no dia da festa! No máximo, passe um álcool nos copos no próprio dia. Todo o restante faça com bastante antecedência.

9. Arrumar a casa

No dia anterior, monte a mesa, reorganize as cadeiras, as mesas de apoio ao lado do sofá... Vai ter velas, flores? Deixe tudo posicionado. Não se esqueça do lavabo! Coloque toalhas limpas, papel higiênico de reserva, cheque o sabonete líquido, deixe uma vela perfumada a postos e, claro, fósforo! É sério, são detalhes que fazem a maior diferença.

10. Não esqueça de você

Tire um tempo pra se arrumar com calma. Use o tempo que você estaria arrumando a casa para tomar um banho bem demorado. Dê play na música, abra algumas garrafas de vinho e divirta-se!