Jantar especial que cabe na rotina
Por Rita Lobo - 15 de dezembro de 2024
Você já provou risoni? Ele tem formato de arroz, mas é macarrão. E cozinha rapidão! É perfeito pra um jantar levinho. Mas não quero mostrar só um cardápio prático (que você vai conseguir preparar chegando em casa à noite, naquele dia bem corrido): também quero dar uma alegrada na sua semana!
Um molho sensacional com espinafre e gengibre. Que combinação!
Este macarrão vai ficar cheio de personalidade com um molho que junta ESPINAFRE com GENGIBRE! Sério, fica sensacional. E ainda vai pro prato com iogurte cremoso e farofinha de pão com uva-passa.
O cardápio ainda vai ter reaproveitamento: a farofinha é preparada com pão amanhecido. E pra sobremesa, aquela banana que tá passando do ponto na sua fruteira se transforma em crumble de banana e chocolate branco!
Abaixo você vai ver:
- receita do Risoni de espinafre com gengibre, iogurte e farofinha de pão com uva-passa
- receita do crumble de banana e chocolate branco
- receita da sopa de risoni com espinafre e frango
- dica de como armazenar queijos
Conheça as receitas
Olha só o que pensei pra que essas receitas coubessem na sua rotina:
- O macarrão é feito numa panela só – a gente prepara o molho e cozinha o macarrão nele.
- Até o refogado do molho é a jato: vai só alho e gengibre.
- Parmesão e espinafre foram uma combinação que sempre dá certo. E pra sair da mesmice, decidi fazer diferente: o espinafre virou molho e o parmesão tá na farofa.
- A farofa é uma mão na roda e muda o astral do prato. Você aproveita o pão amanhecido e garante acompanhamento pro jantar.
Veja o passo a passo em vídeo!
O molho e os acompanhamentos transformam o macarrão em um acontecimento. E a combinação de sabores foi pensada no detalhe: a farofinha tem um adocicado da uva-passa que combina demais com o azedinho do iogurte e contrasta com a leve picância do molho.
DICA EXTRA:
Guarde os talos do espinafre pra agilizar uma próxima refeição. Picadinho, fica ótimo no refogado ou na farofa.
Tem sobremesa, sim!
Pensa nisso: um crumble de banana e chocolate branco…Essa combinação de sabores é vergonhosa de tão boa.
DICA: COMO GUARDAR QUEIJOS
Queijo não é uma coisa só, cada um tem uma personalidade, uma história…. O seu jeitinho, né? Esta receita tem a presença do parmesão ralado, que vai na farofinha de pão, certo? Aí, aproveitei pra montar um mini-guia pra você saber como guardar e conservar seu queijo favorito.
GELADEIRA OU NÃO?
Tem uns que gostam de mais frio, outros menos. Mas calor não é com eles. Os mais curados, tipo parmesão, podem ficar fora da geladeira, dependendo da temperatura média de onde você mora. Na dúvida, manda pra gela.
Não guarde queijos diferentes num mesmo recipiente!
COMO GUARDAR
Se for um mais fresco, tipo minas frescal, quando abrir, você já tira o soro, seca com papel-toalha e guarda na queijeira ou num pote com tampa. Sempre que juntar um pouco de soro você vai lá e descarta de novo. Assim ele dura mais.
Já os fatiados, pra sanduíche, o melhor é guardar em potes com fechamento hermético.
Se você compra em peça, pra não ressecar, embale em filme antes de levar à geladeira.
E atenção: não guarde queijos diferentes num mesmo pote! Cada queijo foi feito de um jeito, tem um sabor, um cheiro. Se ficam convivendo no mesmo pote, os aromas se misturam e eles perdem suas características individuais.
PODE CONGELAR?
Depende... Queijos duros e semi-duros, como parmesão, meia-cura, muçarela congelam melhor. O ideal é congelar já ralado, porque você consegue usar só a quantidade necessária. E fica mais rápido pra descongelar: é só deixar em temperatura ambiente. Mas tem que saber o seguinte: queijo quando descongela, muda um pouco de textura. Se você congelou, vale bem mais a pena usar em receitas, do que servir como aperitivo. Nesse caso, nada como um queijo fresquinho!
Tem mais um minutinho?
Se sobrar um pouquinho do risoni, você já sabe o que fazer: sopa de risoni com espinafre e frango, que é praticamente um milagre do reaproveitamento! Uma canjinha de macarrão.
LISTA DE COMPRAS DA REFEIÇÃO PRINCIPAL
2 xícaras (chá) de macarrão do tipo risoni
1 maço de espinafre
1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g)
4 fatias de pão italiano amanhecido
⅓ de xícara (chá) de uva-passa branca
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 6 cm)
4 colheres (sopa) de manteiga
1 limão-siciliano
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Acompanhe nossos perfis nas redes sociais. É só clicar abaixo:
No Instagram: @Ritalobo e @Panelinha_RitaLobo
No Facebook: Ritalobo e Panelinha
No YouTube: @SitePanelinha