Risoni de espinafre com gengibre, iogurte e farofinha de pão
Parece risoto, mas é macarrão. Parece delicioso, e é mesmo. O risoni cozinha em um caldo de espinafre com gengibre e alho. Sai da panela verdinho, cremoso e saboroso. O iogurte complementa a textura e a acidez da massa, e a farofinha de pão dá um toque final perfeito.
Tem mais ideias aqui!
PARA O IOGURTE DRENADO
Ingredientes
- 1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g)
- ½ colher (chá) de sal
Continua após patrocínio
Veja o passo a passo em vídeo!
Modo de preparo
- Abra o pote de iogurte, adicione o sal e misture bem.
- Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela (se preferir, utilize 2 filtros de café descartáveis cortados ao meio). Coloque o iogurte na peneira e deixe drenar em temperatura ambiente enquanto prepara a farofinha e o risoni — o iogurte vai liberar o soro aos poucos e ficar com a consistência cremosa.
PARA A FAROFINHA DE PÃO
Ingredientes
- 4 fatias de pão italiano amanhecido (cerca de 2 xícaras [chá] em pedaços)
- ⅓ de xícara (chá) de uva-passa branca
- ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
- Pique grosseiramente a uva-passa. No liquidificador, coloque as fatias de pão rasgadas em pedaços. Junte 1 pitada de sal e bata no modo pulsar, até formar uma farinha rústica — a ideia é ter pedaços irregulares de pão, o que deixa a farofa mais crocante. Se necessário, misture com uma colher entre uma batida e outra.
- Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte o pão batido e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar. Adicione a uva-passa picada e misture bem.
- Transfira a farofinha para uma tigela e misture o queijo ralado. Reserve.
PARA O RISONI
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de macarrão do tipo risoni
- 1 maço de espinafre (7 xícaras [chá] de folhas)
- 3 dentes de alho
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 6 cm)
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 1½ colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- raspas de 1 limão-siciliano
Modo de preparo
- Destaque as folhas de espinafre dos talos e transfira para uma tigela — você pode guardar os talos na geladeira ou congelar picadinhos para usar em outras receitas. Cubra as folhas com água, lave bem e escorra numa peneira.
- Descasque e pique fino os dentes de alho.
- Numa panela grande, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Adicione o alho e o gengibre e refogue por 1 minuto para perfumar. Junte as folhas de espinafre, tempere com uma pitada de sal e de pimenta e refogue por 2 minutos, até murchar — não deixe o espinafre cozinhar demais, pois escurece e fica amargo.
- Desligue o fogo, acrescente a água e, com um mixer, bata o espinafre dentro da panela mesmo, até formar um caldo bem verde (se preferir, bata em duas levas no liquidificador).
- Volte a panela ao fogo alto para ferver. Adicione 1½ colher (chá) de sal, tempere com pimenta a gosto e acrescente o risoni. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 8 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo, ou até que os grãos estejam cozidos e o risoni bem cremoso.
- Desligue o fogo e misture 1 colher (sopa) de manteiga e as raspas de limão. Sirva a seguir com o iogurte drenado e farofinha de pão.
SEM DESPERDÍCIO
Sobrou risoni? Então prepare uma sopa de risoni com espinafre e frango.
VERSÃO COM ESPINAFRE CONGELADO
Se você não tiver espinafre fresco, pode usar o congelado. Após refogar o gengibre e o alho, adicione 200 g de espinafre congelado, junte a água e tampe a panela. Deixe cozinhar até o espinafre descongelar completamente. Desligue o fogo e bata o espinafre com o mixer na panela mesmo, conforme indicado na receita.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- Até 4 porções