Cozinha prática: tagine rápida de peixe (sem tagine!)
Por Rita Lobo - 21 de setembro de 2015
Nesta semana, vamos dar um pulinho no Marrocos? Pode confiar: comida saborosa está garantida. Nessa viagem sem sair da cozinha, que acontece no Cozinha Prática, a tagine é o prato principal.
Tagine é o nome de um tipo de panela de barro com uma tampa que parece um cone. Sabe qual é ? Os marroquinos usam para fazer todo tipo de ensopado. E ela é boa, mesmo, pra esse tipo de cozimento, porque o vapor escorre da tampa de volta pra panela e não deixa a preparação ressecar. Mas ela não é, digamos assim, um utensílio indispensável. Tanto que, para a nossa receita, vou usar uma panela comum. E por que então é uma tagine? É que o utensílio acabou dando nome ao prato. Seja de cordeiro, seja de frango, seja de peixe, ensopado marroquino se chama tagine.
A nossa vai ser de peixe, perfumadíssima, saborosíssima e rapidíssima. Seriíssimo! E digo-lhe mais: vai ser feita em uma panela só, para alívio geral. O peixe que escolhi é o cação, que não tem espinha e, por isso, deixa os pais aliviados – não tem risco de ter uma espinha junto no prato da criança. Para temperar, não vou mentir, vai um punhado de especiarias. Mas se você não tiver uma ou outra, eu indico as substituições ideais, tá?
Pode trocar
Olha só: quem não tem cominho, pode ir de cardamomo, aquela semente bem aromática, prima do gengibre. A cúrcuma pode trocar de lugar com um parente bem conhecido, o açafrão. No lugar do limão siciliano, use a conserva de limão siciliano, bem fácil de fazer. Assim fica fácil!
Fácil, fácil
E o acompanhamento? Ah, tem que ser cuscuz marroquino, o prato mais prático do mundo! Mas também pode ser cuscuz israelense, conhece? Não está nem aí pra cuscuz? Vai de purê de couve-flor. Por ser mais neutro que o de batata, fica perfeito com esse peixe que, apesar de leve, é todo bem perfumado. Na foto, assim como no programa, você vê todas as opções de montagens – e um pouco de exibição das minhas louças... Imagine a louca das louças em Marrakesh! Que estrago, minha amiga, que estrago. .
Ingrediente transformer
Preciso contar mais uma coisinha. Um dos ingredientes do ensopado de peixe, ou melhor, da tagine, vai ser usado para fazer um merengue. O quê? Como assim? “Mentira dela!” É nada! É dica de ouro. Ouro em barra: se um dia você não tiver claras para bater um merengue, vá de... Água do cozimento do grão-de-bico. Na realidade, nem cozinhar o grão-de-bico eu cozinhei. Usei uma lata no ensopado e aproveitei a água que escorri pra fazer o chamado merengue vegano. Ele é a cereja do bolo, ou melhor, do brownie. Sim, vai ter brownie e, nesta receita, o chocolate ganha companhia do cardamomo, uma especiaria que perfuma e dá um sabor marroquino pra nossa viagem.
Amanhã será um lindo dia
Daí que você se dedica a fazer um almoço nota mil como esse e... E amanhã, Brasil? Ora, amanhã a gente reaproveita. O peixe vai se transformar em sanduichinhos charmosos, os tea sandwiches. Além do peixe, vai pepino, beterraba, rabanete e ricota. Bem inglês. E pode servir frio, mesmo: ótimo pra marmita.
Aliás, vale dizer que tem peixe para o dia seguinte, mas não tem cheiro de peixe na casa. Aqui o serviço é completo: você vai aprender a fazer o vapor mágico, uma espécie de aromatizador de ambientes natural. Já separe um pouco de açúcar, canela e casca de laranja ou maçã. Te vejo na tevê!
Veja aqui as receitas deste programa:
Tagine rápida de peixe
Cuscuz marroquino
Tea sandwich
Merengue feito com água de grão-de-bico
Brownie de chocolate com cardamomo
Vapor mágico
Fotos: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha